top of page
Buscar
  • douglas578

Tecnologia WDM: o que é e como ela otimiza a transmissão de um provedor?

A capacidade da tecnologia WDM existente hoje é indiscutível. Graças a essa potência, enviar e receber dados tornou-se algo simples, além de muito rápido. Porém, sabemos que a internet em nosso país não funciona de forma uniforme, pois ele é diverso e desigual.


Devido a isso, o serviço de internet e a forma que ela tenta chegar em determinadas regiões do país, falha consideravelmente. Por esses motivos, hoje vamos te apresentar a tecnologia WDM, um artifício grandioso, que já faz sucesso em nosso país e tem melhorado a qualidade de internet de vários brasileiros.


Entenda o que é e como funciona a tecnologia WDM?

A tecnologia WDM é uma tecnologia que transmite vários feixes de luz em comprimentos de onda distintos dentro de uma mesma fibra óptica. Isso resulta em um incremento na banda larga de transmissão superior a 100 Gbps.


Além disso, a WDM auxilia o provedor de internet, pois ele pode adicionar serviços de voz e/ou dados por uma mesma fibra óptica. Além disso, esse tipo de rede permite a implementação de mecanismos ópticos que protegem os equipamentos e redes da camada de aplicação.


O funcionamento da tecnologia WDM se dá da seguinte forma. Por meio de um multiplexador, este se encarrega de unir diversos comprimentos de onda dos transmissores ópticos.


Dessa forma, a rede é transmitida em uma saída de par de fibra. Já na outra extremidade, que pode estar a quilômetros de distância, é utilizado um demultiplexador. Este aparelho tem a função de dividir os comprimentos de onda em saídas diferentes, que são conectadas nos receptores ópticos.


Além disso, a tecnologia WDM é composta por SFPs (Small Form-Factor Pluggable), que são componentes que garantem o tráfego de qualquer tecnologia, independente de qual fabricante seja. Amplificadores, equipamentos de cross conexão de diversas capacidades, sistema gerenciador que otimiza o controle da rede, também são outros artifícios utilizados pela WDM, tudo para que o envio de internet seja de elevada qualidade.


Conheça quais são os benefícios de optar pela tecnologia WDM



Agora que você já está por dentro do conceito e de como a tecnologia WDM realiza

o seu trabalho, falaremos de algumas vantagens em ter essa tecnologia com

você, facilitando muito mais o seu dia a dia e garantindo mais qualidade em suas

experiências com a internet.


1. Aumento de número de usuários

Pode parecer que não faz sentido, mas você vai entender como que na medida em que pessoas contratam essa tecnologia, o número de quem a utiliza pode multiplicar facilmente. Pelo contrário de utilizar mais fibra nos postes onde o serviço é disponibilizado, é possível mudar a tecnologia de transmissão, nesse caso utilizando a WDM.


Implantando dessa maneira, esse artifício representa um grande ganho para os provedores, pois essa estratégia é uma alternativa à expansão do cabeamento que já existe. Dessa forma, o custo de aumento da infraestrutura para fornecer envio de internet é mais baixo, impactando no retorno do investimento positivamente.


2. Maior capacidade de transmissão

Através da sua maneira de funcionamento e equipamentos utilizados para emitir e receber informações, aumenta consideravelmente o volume de dados transportados.

Assim, a rede se torna potente e capaz de atender as demandas mais robustas feitas pelos clientes, como receber vídeos em alta resolução, aqueles que são distribuídos pelos streamings, grande volume de documentos, etc.


3. Melhor qualidade de conexão

Este é o principal propósito da tecnologia WDM. A qualidade de conexão dessa tecnologia é diferenciada, rápida, e muito mais potente como você já viu até aqui. Como os dados possuem uma amplitude e capacidade de banda larga com vários canais disponíveis, a partir da WDM, fica muito mais fácil estabelecer uma via segura de troca de sinais, resultando em um aumento da velocidade de conexão.


Fique por dentro dos tipos de WDM existentes

Você vai conhecer agora as duas variações da tecnologia WDM. Elas levam o nome de CWDM e DWDM, além de entender quais são as suas distinções, vantagens e para que servem.


CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing)

A principal distinção entre as duas variações é o comprimento de onda. A CWDM consiste em 18 comprimentos de onda. Isso significa que ela é capaz de oferecer uma quantidade de canais menor e mais limitada também, por justamente não permitir que a fibra seja expandida. Ainda assim, isso não significa que a CWDM não é boa, ou não interesse a ninguém, pois existem diferentes públicos, prontos a utilizar o que mais se adequa a sua realidade.


A CWDM é extremamente útil para equipamentos que usam combinações 4, 8, 16 e 18 canais por fibra. As principais características dessa tecnologia são: 2 a 18 canais, 20 nm de espaçamento entre os canais, banda ópticas O, S, E, C, L (1.270 a 1.610 nm), são utilizados componentes ópticos e opto-eletrônicos de baixo custo, tecnologia padronizada pela normativa ITU G.694.2.


DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing)

Nesta segunda variação da tecnologia WDM, temos mais potência e mais comprimentos de onda. A DWDM possui um alcance de rede aprimorado, além de mais canais em uma condição de uma única fibra óptica.


Essa tecnologia é capaz de chegar a 128 comprimentos de onda, tudo isso em apenas uma única fibra. Ela é uma tecnologia resistente e interessante para provedores mais ousados, que necessitam de mais capacidade de conexão e agilidade.


A DWDM conta com as seguintes características: capacidade de até 128 canais; espaçamento de 1,6 nm, 0,8 nm e 04, nm entre os canais, banda óptica C e L (1.530 a 1.625 nm), seus componentes ópticos e opto-eletrônicos são de alto nível, sofisticados e de alto custo, padronizados pela normativa ITU G.694.1.


A tecnologia WDM tem muito a acrescentar em sua experiência com a banda larga, não deixe essa oportunidade escapar. Além disso, é importante ressaltar que é necessário ter um bom planejamento para investir nessa tecnologia, por isso se atente às exigências de instalação. A fibra óptica ideal para utilizar em tecnologias WDM é a ITU-T G652D.


Para mais informações valiosas e importantes como essas, acesse outros conteúdos em nosso blog, falamos sobre provedores de tv, tendências, internet, streamings e muito mais.

6 visualizações
bottom of page