Buscar
  • Dashiel Rocco Nunes

A internet está lenta? Descubra por quê!



Sejamos honestos: ninguém gosta de ter uma internet devagar. Seja para trabalho ou para lazer, ter uma boa velocidade não apenas facilita as coisas, como também poupa momentos de estresse — o que é sempre bom. No entanto, mesmo que a evolução no sentido de velocidade tenha sido enorme nos últimos anos, todos ainda estamos suscetíveis a sofrer com uma internet lenta de vez em quando.


E isso acontece devido a alguns fatores distintos. Felizmente, a maioria deles pode ser resolvido com certa facilidade — muitos pelo próprio usuário já no exato momento em que ele sentir que sua internet está mais lenta do que o normal. O problema é que muitas pessoas não sabem disso e, ao invés de resolverem o problema, acabam se incomodando sem necessidade.


Foi pensando nisso que a Olé preparou este texto. Como os serviços de internet estão entre os nossos principais, nós entendemos do assunto — e podemos ajudar a solucionar este incômodo. Para saber o que está deixando sua internet lenta e, de quebra, ainda saber como evitar que isso aconteça, é só continuar a leitura abaixo!


3 fatores que deixam a internet lenta


1. Programas não usados abertos


Se você é uma dessas pessoas que deixam os softwares abertos mesmo quando não está os utilizando, saiba que esta pode ser uma das razões por trás da lentidão da sua internet. Isso porque diversos programas consomem conexão mesmo quando não estão sendo utilizados ativamente.


Este é o caso, por exemplo, de programas que fazem downloads por meio de torrent. Para que o arquivo seja baixado no seu computador, é preciso que outro usuário “envie” este arquivo para você — o que é feito de forma automática.


Quando o software fica aberto após determinado download, você passa a ser um dos usuários que “envia” os arquivos para outras pessoas. E este processo consome bastante internet. Portanto, para evitar que isso aconteça, encerre o programa depois de utilizá-lo.


Outro problema recorrente que pode consumir sua internet são malwares, por isso é importante fazer varreduras frequentes no seu computador em busca desse tipo de software malicioso.


2. Roteador superaquecido


Em muitos casos, o problema com a internet lenta está no próprio computador. Em outros, não é bem isso que acontece. Às vezes, o problema pode estar no seu equipamento, isto é, no roteador. Talvez você não saiba disso, mas utilizar o roteador por muitas horas continuamente pode fazer com que ele superaqueça.


Quando este for o problema, basta reiniciá-lo. Tire o roteador da tomada por uns minutos até que ele esfrie um pouco. Depois disso, ligue novamente e veja se o procedimento surtiu algum efeito.


3. Pacote insuficiente


Se as soluções que citamos anteriormente não funcionarem, temos uma má notícia: é possível que o seu pacote não esteja dando conta da sua demanda. E, nessas situações, há apenas uma solução: trocar para um pacote que esteja de acordo com as suas necessidades de uso.


A boa notícia? A Olé pode te ajudar com isso! Nós oferecemos toda uma variedade de pacotes, incluindo um de internet fibra com 500 mega de velocidade! Quer saber mais e nunca mais se incomodar com uma internet lenta?


Então entre em contato conosco hoje mesmo!


96 visualizações

Posts recentes

Ver tudo