top of page
Buscar
  • bruno4520

Testando a velocidade da internet: saiba como!



Pucos anos, ter uma internet rápida em casa era um luxo. Hoje, por outro lado, isso já é quase obrigatório — tanto para trabalho quanto para lazer. No entanto, inúmeros fatores podem fazer sua internet não ser tão rápida quanto o prometido, e, nesses casos, uma das ações mais recomendadas é testar a velocidade da internet.


Mas você sabe como fazer isso? Mesmo que fazer esse tipo de teste possa ser fácil para quem conhece bem o assunto, pessoas que não entendem tanto podem ter certa dificuldade. E foi pensando nisso que a Olé preparou este texto.


Na sequência, nós te mostramos 3 formas diferentes de testar a velocidade da internet, explicamos por que cada uma delas pode dar resultados levemente diferentes e, por fim, apresentamos uma opção com a qual você sempre terá internet rápida em casa.


Continue a leitura e confira!


3 formas de testar a velocidade da internet


1. Google


Talvez você não saiba disso, mas uma das melhores maneiras de testar a velocidade da internet é através do próprio Google — o maior buscador do mundo e um dos sites que praticamente todos nós acessamos diariamente. Para testar, basta digitar “teste de velocidade internet” no campo de pesquisas. O resultado será este:

Em seguida, basta clicar no botão azul para que o teste seja feito. O Google, então, medirá a velocidade de download, upload e a latência.


2. SpeedTest


No entanto, se você preferir utilizar outra ferramenta que não seja o Google, saiba que o SpeedTest pode te ajudar tranquilamente. Não à toa, ele é um dos sites mais populares para este tipo de medição, aparecendo na primeira posição do ranking do próprio Google quando pesquisamos “teste de velocidade internet”. A tela inicial é esta:



De uma forma bem similar, o SpeedTest também mede as velocidades de download, upload e latência. Seu diferencial, no entanto, é poder medir a internet móvel de celulares. Basta baixar o aplicativo do SpeedTest, disponível tanto para Android quanto iOS, e testar a velocidade do seu 4G.


3. Fast.com


Para encerrar a lista, deixamos o mais simples por último. Com o Fast.com, não é preciso clicar em nenhum botão. Basta entrar no site e ele já começa a fazer o teste automaticamente, em uma tela como esta:



Assim como seus concorrentes, também entrega download, upload e latência. Para ver todas essas velocidades, basta clicar no botão “Mostrar mais informações”.


Por que os sites exibem resultados diferentes?


Se você optar por testar a velocidade da internet em todas as ferramentas que citamos, verá que os resultados podem ser ligeiramente diferentes — o que acaba criando dúvidas na cabeça da maioria das pessoas. Afinal, se os resultados são diferentes, qual é verdadeiramente confiável?


Todos são. A diferença pode acontecer por alguns motivos, incluindo mudanças nas condições da rede, diferenças nas formas de realizar o teste e até mesmo graças à localização dos servidores que fazem os testes.


Apesar disso, todos eles são confiáveis — e a velocidade pode ser uma média entre os resultados apresentados pelas diferentes ferramentas.


Tenha uma internet rápida com a Olé!


Se você tem sentido a necessidade constante de testar a velocidade da internet, é provável que não esteja satisfeito com a sua, certo? Pois saiba que isso pode mudar! Isso porque a Olé oferece diversos pacotes de internet, cada um com uma velocidade ideal para um tipo de usuário.


Para saber mais sobre todos os nossos pacotes e conferir detalhes a respeito de cada um deles, é só entrar em contato conosco!



155 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page