top of page
Buscar
  • douglas578

O que é um OTT? Qual sua aplicação em um provedor de internet?

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Com a evolução da tecnologia, praticamente tudo pode ser feito virtualmente. Mesmo aquelas ações que antes pareciam impossíveis. Hoje já existem plataformas que nos permitem assistir programas de diferentes canais e até interagir usando aparelhos de TV. É nessa lógica que serviços como o OTT precisam ser entendidos. Eles criam meios para que vídeos online sejam consumidos de maneira muito mais sofisticada.


Basta pensar que em um único aparelho já é possível ouvir a sua banda favorita no Spotify, conferir receitas e análises esportivas no YouTube e até alugar filmes usando o Google Play Filmes. Tudo isso, anos atrás, envolvia muito mais agentes: diferentes canais de TV a cabo, locadoras, cinemas, entre outros. Para o cliente, o hábito de consumir conteúdo era bem mais caro. Hoje, não.


O que é um sistema OTT


OTT é uma sigla para “Over The Top”, algo como “acima do topo”. Na prática, as OTT são plataformas de distribuição de conteúdo sob demanda.


Assim, diferentemente do que acontecia quando era preciso assinar um pacote de TV a cabo para ter acesso a um canal como a HBO, por exemplo, agora o sistema OTT viabiliza uma relação entre usuário final e plataforma sem a necessidade de um agente intermediário.


Na prática, é como funciona a Netflix, talvez o grande exemplo dos dias de hoje. No caso, a empresa disponibiliza um catálogo inteiro de produções audiovisuais que o usuário tem acesso desde que assine um dos planos oferecidos.


Em resumo, OTT nada mais é do que um serviço. E esse serviço permite a distribuição de conteúdo online sem que existam intermediários.


Isso não diz respeito apenas a vídeos online, mas também a uma série de soluções que vão desde músicas e podcasts até a e-books. Tudo em função da tecnologia streaming, que permite que os dados do conteúdo sejam baixados sem a necessidade do download dos arquivos.


Pense no que uma plataforma como o YouTube representa. Com ela, qualquer produtor de conteúdo consegue criar seu próprio canal e distribuir vídeos.


Partindo para uma lógica mais empresarial, cada vez mais empresas entendem a importância de criar suas plataformas próprias de OTT. Assim elas podem ter maior controle sobre sua produção de conteúdo, seja internamente ou externamente. Além de contar com recursos mais sofisticados para controlar esse conteúdo.


Como funciona a aplicação no dia a dia


A partir do momento em que o sinal de internet se tornou mais qualificado, o acesso à web se tornou mais rápido. Assim ele se aproximou da velocidade que era vista apenas nas transmissões de TV. Da mesma forma, com as smarts TVs não só os controles remotos como também os próprios aparelhos celulares se tornaram ferramentas para facilitar o acesso a esse novo jeito de consumir conteúdo.


Consequentemente, as OTTs já podem ter um funcionamento bem semelhante ao da TV tradicional. De uma maneira geral, dá para pensar nas OTT como um tipo de TV que conta com um computador dentro.


Fazer uso dessa inovação se tornou um desafio para empresas e produtores de conteúdo original. Não por acaso, emissoras de TV de diferentes portes recorrem a essa tecnologia. Elas têm oferecendo serviços específicos baseados na transmissão online. Pensando nas menores, isso permite a elas ocupar um espaço no mercado que antes só era possível com alto investimento e tempo.


Vantagens de contar com um OTT


O OTT é uma alternativa ao método tradicional de distribuição de mídia. Logo, ele representa uma possibilidade muito mais prática. Principalmente considerando as possibilidades que a tecnologia nos oferece.


Isso quer dizer que um fã de esportes, por exemplo, pode montar sua programação de acordo com suas preferências. Basta assinar serviços específicos. O mesmo ocorre com quem tem preferência por programas musicais, de análises políticas, entre outros.

No geral, as principais vantagens de contar com um OTT aparecem na:

  • Oferta de conteúdo de valor a baixo custo;

  • Originalidade daquilo que é entregue para o cliente;

  • Compatibilidade com uma série de dispositivos.

E isso é especialmente interessante não só para quem consome esse tipo de solução. É algo útil também para quem tem a possibilidade de adotar o OTT no seu negócio.


Pensando na realidade de uma ISP, sabemos o quanto essa novidade pode ajudar na busca por um maior faturamento. Elas precisam se ajustar a um novo momento, no qual consumidores, especialmente os de vídeo, impulsionam o mercado de entrega de conteúdo online.


Não por acaso, provedores antigos passaram a trabalhar com plataformas regionais, de modo que o suporte, a velocidade da entrega, entre outros, se tornassem mais qualificados.


Porque contar com um OTT na sua empresa de serviços


Sua empresa pode contar com um canal de vídeo para divulgação de seus serviços. E isso é viável porque uma plataforma de OTT é capaz de hospedar e distribuir seus vídeos online. Tudo isso com diferenciais como:

  • Suporte à sua disposição;

  • Customização com a identidade visual da sua marca;

  • Monitoramento de informações para você medir os resultados do seu canal e desenvolver novas estratégias;

  • Maior segurança para os conteúdos, o que não ocorre em canais gratuitos, onde é normal o download ilegal de vídeos e até alterações dos conteúdos;

  • Oportunidade de monetizar o canal, veiculando publicidade em uma plataforma profissional da forma como você achar mais adequada para a sua empresa.

Em resumo, essa é uma forma de desenvolver um projeto exclusivo para o seu negócio, trabalhando com uma plataforma de distribuição de conteúdo específica para ele. Isso faz com que empresas que desenvolvem conteúdo tenham como se posicionar melhor no mercado e assim consolidar suas estratégias.


A OléTV


É preciso que a experiência do usuário esteja de acordo com a demanda. Assim, o provedor de internet deve estar pronto para lidar com esse impacto.


É nesse sentido que a OléTV se apresenta como uma solução diferenciada. Ela trabalha com dispositivos de armazenamento e reprodução de mídia nos limites de cada rede. Isso vale tanto para provedores de serviço de internet quanto para pontos de acesso de internet.

Com a OléTV é possível contar com o máximo dessa tecnologia mesmo nas principais áreas das grandes metrópoles.


Ficou interessado? Então não deixe de conhecer a Olá TV para saber como podemos fazer a diferença na sua empresa.

6 visualizações
bottom of page