top of page
Buscar
  • douglas578

Quer saber como abrir uma empresa de internet? Confira essas dicas!

Quer saber como abrir uma empresa de internet? Então tenha em mente que o mercado de provedor de internet costuma ser uma excelente opção para quem pretende investir.

Entre outros motivos está o fato de ele permitir espaço mesmo com a presença de grandes empresas no mercado. O que ocorre é que essas companhias dificilmente conseguem oferecer seus serviços regionalmente com a mesma qualidade e alcance de provedores menores.


Logo, sendo capaz de oferecer uma estrutura minimamente adequada, o investidor tem como montar um projeto com elevado potencial de retorno e alcançar resultados mais rápido do que imagina.


Para tanto é importante saber mais sobre o mercado e como montar o seu próprio negócio. É o que vamos ensinar agora. Saiba como abrir uma empresa de internet a partir de nossas dicas.


Analise o mercado da região

O primeiro passo a ser observado é em relação à viabilidade do negócio. Nesse sentido, precisam ser analisados 3 elementos. São eles:

  • o serviço que você oferece;

  • as dores, desejos e necessidades do público que você pode atender;

  • o que faz a concorrência.


Um projeto só tem como ser viável se ele apresentar uma solução que seja de fato pertinente para as pessoas e que se diferencie da concorrência.

No caso de um provedor é possível encontrar essa diferenciação a partir de:

  • atendimento;

  • preço;

  • qualidade.

Isso quer dizer que neste primeiro momento, o mais importante é você encontrar meios para colocar no mercado uma proposta única, que parta de uma demanda real das pessoas, mas que seja diferente daquilo que já existe. E que seja, essencialmente, de bom nível para que você tenha como abrir uma empresa de internet promissora.


Avalie o clima da região

Em relação ao clima, a área deve ser favorável. Uma análise mais superficial que pode ser feita deve considerar se existem pontos elevados, tais como montanhas.

Em um segundo momento, é preciso ir mais a fundo na análise geográfica. O terreno precisa ser estudado, de maneira que você tenha como saber se ele é plano ou acidentado. Isso terá um impacto no recebimento do sinal de internet, algo fundamental.


Caso você deseje montar um provedor via rádio, por exemplo, as condições climáticas certamente influenciarão na qualidade do sinal. Da mesma forma, a chuva também interfere nesse tipo de transmissão.


No geral, questões como o nível de poluição, o tipo de terreno, seja ele plano ou acidentado, a topografia, entre outros, devem ser analisadas de acordo com o perfil do negócio que você pretende montar e dos impactos que essas características locais tendem a causar.


Garanta um bom atendimento



Não é por acaso que o atendimento ao cliente aparece como um dos elementos capazes de diferenciar um negócio. Quando ele é realizado de maneira qualificada, a tendência é que dinamize o processo de comunicação e melhore a satisfação do usuário.


A questão é como abrir uma empresa de internet com um atendimento de excelência. O ideal é contratar colaboradores com habilidades interpessoais. Isso ajuda a tornar mais humana a sua relação com os clientes e assim facilitar a conversão deles.


Uma obrigação que a empresa tem é de alinhar seus valores com a ação de cada funcionário. Para tanto, é preciso trabalhar com metas e treinamentos. Metas representam um meio de fazer com que a equipe esteja sempre em direção aos resultados estrategicamente planejados. E treinamentos são a forma de qualificar os profissionais de maneira que sua ação seja sempre de acordo com o que se considera adequado.


Em resumo, pensar no atendimento é algo que deve ser entendido como uma ação estratégica. Empresas que fazem isso, não só no segmento de provedores de internet, mas em qualquer setor, costumam ser as que mais agradam os clientes e assim obtém melhores resultados.


Tenha um parceiro de qualidade e com a licença da Anatel

Parcerias são essenciais nesse tipo de negócio. São elas que permitem à sua empresa entregar ao cliente soluções realmente viáveis e seguras.

Em se tratando de negócios ainda no começo de sua trajetória, contar com boas parcerias é uma maneira de ter acesso a serviços de alto nível, ainda que a sua empresa não tenha a estrutura desenvolvida.


É nesse sentido de parceiros precisam também contar com a certificação para suas atividades. A oferta de serviços como TV por internet precisa estar de acordo com as regras da Anatel. Sem isso, sua empresa fica sujeita a penalizações e multas que podem dificultar muito o seu futuro no mercado.


É o caso da licença de Serviço de Comunicação Multimídia, conhecida como SCM, que é obrigatória.


Saiba a logística de como abrir uma empresa de internet

Pensar na logística é ter em mente tanto as questões técnicas quanto as de crescimento. É preciso avaliar se existem torres e antenas na região para uso de soluções como o wireless, bem como aluguéis de postes para fibra ótica. Esse tipo de estrutura é a base para a oferta de serviços de qualidade.


A logística também deve ser considerada em relação ao crescimento da empresa. Ela precisa ser montada de maneira que o sucesso não seja uma surpresa, mas sim uma consequência de uma atividade bem elaborada que tem o interesse do consumidor como foco.


Por isso, as estruturas não devem se resumir a uma fase inicial do empreendimento. Elas devem partir de metas de curto, médio e longo prazo. Soluções como o investimento em ONU híbrida, por exemplo, são indicadas.


Pense nas questões legais

Todas as empresas precisam de um modelo tributário para arcar com os impostos. Não é diferente com provedores de internet.

É importante considerar, além do tipo de atividade que a sua empresa vai prestar, o faturamento estimado para escolher o regime tributário ideal.


Basicamente, o mais acessível para quem está começando é o Simples Nacional. Neste caso, a receita bruta anual é de no máximo 4,8 milhões de Reais. Nesse modelo, é possível recolher os impostos em uma única guia e isso facilita muito a vida do pequeno empreendedor.


Além dele existem também as modalidades de Lucro Real e Presumido, nas quais o enquadramento pode ser feito em função do resultado real do que a empresa lucra ou da estimativa em função do setor em que ela atua.

Garantindo que a empresa estará em dia com a lei, fica muito mais fácil trabalhar no crescimento do projeto.


Agora que sabe como abrir uma empresa de internet, não perca tempo e conheça nossas redes sociais para conferir outros conteúdos.

7 visualizações
bottom of page