top of page
Buscar
  • douglas578

Cabo low friction: entenda suas vantagens e aplicações

Existem elementos fundamentais em conexões baseadas em fibra óptica (FTTX). Entre eles certamente está o cabo drop. No entanto, é importante destacar que existem diferentes categorias de cabos disponíveis no mercado, cada um com suas características específicas. Uma das mais conhecidas é o cabo low friction. Neste caso, estamos nos referindo a uma solução projetada para oferecer vantagens e aplicações únicas.


É por isso que, neste artigo, vamos explorar o cabo low friction em detalhes, discutindo o que deve ser observado ao escolher um cabo drop, os tipos disponíveis e as vantagens e aplicações desse tipo de cabo. Confira.


O que Observar ao Escolher o Cabo Drop?


Ao selecionar o cabo drop, o essencial é levar em consideração determinados pontoS. Reunimos aqui os principais. Eles podem ajudar você a fazer uma escolha mais segura, tendo em mente as necessidades do seu projeto.


1. O tipo de fibra óptica

Os cabos drop estão disponíveis para acomodar diferentes tipos de fibra óptica, como modo único e modo múltiplo. O primeiro passo é ter em mente o tipo de fibra óptica utilizado para então escolher o cabo mais adequado para ela.


2. O comprimento do Cabo

Existem cabos drop de diferentes comprimentos. Portanto, é preciso selecionar aquele que atenda às necessidades do projeto, considerando a distância que o sinal precisa percorrer.


3. O ambiente de Instalação

É bom lembrar que os cabos drop são projetados para uso tanto interno quanto externo. Por isso, é preciso escolher um que seja adequado para o ambiente específico em que será instalado. Nesse sentido, fatores essenciais são umidade e exposição ao tempo.


4. A conformidade

É importante garantir que o cabo drop esteja em conformidade com as instruções RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas) e que seja homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Isso permite garantir a qualidade e segurança do produto.


Tipos de Cabo Drop

Cada tipo de cabo drop é projetado para necessidades específicas e para oferecer o melhor desempenho em determinadas condições.


Dois dos principais tipos de cabos drop são os cabos drop internos e os cabos drop externos. Os internos, como o nome sugere, são projetados para uso em ambientes internos secos. Eles geralmente são revestidos com materiais como PVC (Cloreto de Polivinila) ou LSZH (Baixa Emissão de Fumaça e Zero Halogênio). Logo, são ideais para aplicações em escritórios, por exemplo, além de residências e outros ambientes internos. A ideia é que sejam usados onde a proteção contra umidade e produtos químicos não é uma preocupação tão grande.


Já os cabos drop externos são projetados para suportar as condições mais adversas mesmo em ambientes externos. Por conta disso, eles são revestidos com materiais altamente resistentes. É o caso do PE (Polietileno) e do PUR (Poliuretano). Estes, são capazes oferecer resistência à umidade, à temperaturas extremas e até a produtos químicos. Logo, representam a solução ideal para aplicações ao ar livre, como redes FTTx em áreas urbanas, onde a exposição aos elementos é uma preocupação maior.


Em resumo, ao escolher o cabo drop certo para suas necessidades, é fundamental levar em consideração o ambiente onde ele será usado. Mais do que isso: ter atenção às condições às quais ele será exposto. A realidade é que, em relação aos tipos de cabo drop, isso é o que pode garantir o desempenho ideal do sistema.



Vantagens e Aplicações do Cabo Low Friction


No geral, o cabo low friction se diferencia dos cabos drop tradicionais por conta de uma série de características. Entre as principais, podemos destacar as seguintes.




Instalação facilitada

Uma marca do cabo low friction é o seu revestimento. Ele é feito de maneira a reduzir a fricção enquanto a instalação é feita. Dessa maneira, costuma ser mais fácil a sua passagem por conduítes estreitos, dutos ou espaços reduzidos.Assim, por oferecer menor resistência, o cabo low friction pode ser instalado de forma mais tranquila.


Proteção da Fibra Óptica

Ainda assim, esse revestimento macio do cabo low friction não representa perda da sua capacidade de proteger a fibra óptica. Isso porque ele conta com uma camada adicional de proteção.


Dessa forma, mesmo durante a instalação ou operação, o cabo desliza suavemente, mas com segurança. E isso reduz o risco de danos ou tensões excessivas na fibra óptica. Logo, o resultado é uma conexão mais estável e confiável, com menores riscos de interrupções ou perda de sinal.


Maior Gama de Aplicações

O cabo low friction é bastante versátil, E essa é uma vantagem porque ele pode ser usado em uma variedade de aplicações. Algumas das áreas em que o cabo low friction se destaca incluem as redes FTTx, a automação industrial, as telecomunicações, entre outras.


Principais aplicações do cabo low friction


O cabo low friction serve para várias aplicações devido à sua facilidade de instalação e proteção da fibra óptica. Seus principais usos estão em Redes FTTx, uma vez que fornece conexões de alta velocidade e qualidade aos usuários finais. O mesmo acontece na automação industrial. Em ambientes industriais onde máquinas, sensores e dispositivos precisam ser conectados, o cabo low friction oferece uma solução interessante devido à sua resistência a fatores ambientais.


Também é preciso considerar sua utilidade em relação a sistemas de segurança. Para projetos que dependem de câmeras de vigilância e monitoramento, o cabo low friction costuma ser a escolha ideal. Isso porque ele pode ser instalado em espaços estreitos e áreas de difícil acesso.


Isso sem citar exemplos como nos setores médicos e de saúde, nos quais o cabo low friction é amplamente utilizado em dispositivos e equipamentos médicos. Especialmente os que exigem conexões estáveis e de maior qualidade. No ramo das telecomunicações, por sua vez, onde a transmissão rápida e confiável de dados é essencial, o cabo low friction oferece benefícios significativos devido à sua facilidade de instalação e maior proteção da fibra óptica.


Em resumo, o cabo low friction costuma ser muito vantajoso. Ele tem instalação facilitada, proteção da fibra óptica e maior gama de aplicações. Por isso, para quem procura um cabo drop que seja eficiente e, ao mesmo tempo, confiável e o cabo low friction vale muito a pena.


Agora que sabe mais sobre o cabo low friction, confira também como trabalhar com TV por internet para revenda.

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page