top of page
Buscar
  • douglas578

Redes neutras: o que são e quais os principais players do mercado

Um dos temas que mais tem chamado a atenção no mercado de telecomunicações é o de redes neutras. O motivo é por conta das vantagens que oferecem. Com elas é possível compartilhar infraestrutura entre provedores e operadoras. Isso geralmente se dá via fibra óptica. Consequentemente, é possível viabilizar o acesso a um tipo de serviço no ramo de telecomunicações que é muito importante para o país.


É sobre esse assunto que vamos tratar agora. Saiba mais sobre as redes neutras, entenda como elas funcionam e de que formas fazem a diferença no segmento de telecomunicações.

Como uma rede neutra funciona?

Para entender melhor: uma rede neutra nada mais é do que um modelo de negócio. Nele, existe o compartilhamento de infraestrutura entre diversos provedores e operadoras de internet.

A ideia é que seja firmado um tipo de aluguel de serviços. Ele é voltado para empresas que pretendem trabalhar com esse tipo de solução sem arcar com os custos da operação.

Com as redes neutras é possível oferecer o serviço sem que a empresa tenha a necessidade de lidar com a manutenção da estrutura, por exemplo, o que costuma encarecer esse tipo de atividade.

Esse procedimento só é possível por conta da existência do chamado operador neutro. Este é quem detém a infraestrutura e a sede. E é quem as oferece para as empresas interessadas.

Por que o modelo é tão interessante?

O modelo de redes neutras é interessante por diversas razões. Primeiro, ele aumenta a competitividade dos serviços de comunicação no país. E isso é bom para o mercado como um todo. Além disso, ajuda as empresas a otimizarem seus investimentos ao compartilhar a capacidade da rede. Isso permite que elas atuem em cidades inteiras sem precisar investir em uma rede própria.


O compartilhamento de infraestrutura também reduz os custos para os envolvidos. Além disso, ele facilita a entrada de novos players no mercado. As redes neutras são particularmente úteis em regiões com limitações estruturais, como locais com poucos cabos nos postes de energia ou dificuldade de expansão de fibra óptica.


Da mesma forma, as redes neutras viabilizam as novas tecnologias. É o caso do 5G, por exemplo, que requer maior capacidade de transmissão e infraestrutura de fibra óptica.

Em resumo, as redes neutras são interessantes porque oferecem uma maneira eficaz e econômica de compartilhar infraestrutura entre operadoras e provedores de internet.


Por que as empresas estão usando a rede neutra?


As empresas estão adotando redes neutras por várias razões. Para quem oferece a infraestrutura, a rede neutra gera receita recorrente com o aluguel do serviço. Para quem aluga, a rede neutra oferece benefícios como:

  • a liberação de investimentos;

  • a atração de novos investidores e;

  • aceleração da expansão da rede de fibra.

Além disso, as redes neutras otimizam o espaço nos postes e evitam a duplicação de cabos. Com o 5G, as empresas têm acesso a maior capacidade de transmissão e infraestrutura de fibra óptica. Isso é especialmente importante para a organização que atua com foco em tecnologia.


Em resumo, as redes neutras permitem às empresas compartilhar infraestruturas e obter benefícios como menor custo, otimização de investimentos e solução de problemas urbanos relacionados à expansão de fibra óptica.

Quais as vantagens da rede neutra?

As redes neutras oferecem várias vantagens. Do ponto de vista financeiro, o compartilhamento de infraestrutura otimiza os investimentos. Além disso, ele aumenta a concorrência de internet banda larga no Brasil. Nessa lógica, como destacado, as empresas podem alugar a capacidade da rede e cobrir regiões amplas mesmo sem ter uma rede própria. Na prática, trata-se de uma solução bastante inteligente e vantajosa.



Mesmo do ponto de vista social existem vantagens. As redes neutras também ajudam a resolver problemas urbanos comuns no Brasil. É o caso da limitação do número de cabos nos postes de energia e da dificuldade na expansão da rede.

Além disso, as redes neutras permitem trabalhar com soluções que exigem maior capacidade de transmissão e infraestrutura. E essa é uma forma de promover a inovação tecnológica.

Principais players do mercado

Várias empresas têm desempenhado um papel importante na implementação e expansão das redes neutras no Brasil. No mercado de FTTH (Fiber to the Home), ou redes neutras de fibra óptica até a residência, destacam-se empresas como a V.tal e a FiBrasil, que atuam em todo o território nacional.


Outras companhias que merecem atenção são a American Tower e a IHS, que é sócia da TIM na rede neutra I-System. Essas empresas têm investido em infraestrutura e tecnologia para oferecer serviços de alta qualidade aos seus clientes.


No geral, as redes neutras estão revolucionando o mercado de telecomunicações no Brasil e esses players estão liderando o caminho. São empresas que vêm trabalhando para expandir a cobertura de internet banda larga e promover a inovação tecnológica no país.

Qual é a importância das redes neutras?

As redes neutras ocupam um papel importante nos serviços de telecomunicações. Graças a elas é possível viabilizar o compartilhamento de infraestrutura entre diversas operadoras e provedores de internet. Consequentemente, as empresas conseguem otimizar os investimentos e até mesmo aumentar a competitividade dos serviços de telecomunicações prestados no país.

O motivo é que, com essa solução, as organizações podem alugar a capacidade da rede e cobrir regiões inteiras sem precisar investir em rede própria.

Mais do que isso: com as redes neutras é possível resolver problemas urbanos como a limitação do número de cabos nos postes de energia e facilitar a expansão das redes de fibra óptica pelo país.

Não por acaso, a rede neutra é considerada um modelo de negócio em evidência no mercado de telecomunicações. Com ela, um operador neutro pode habilitar as empresas a utilizarem uma mesma infraestrutura de rede. Como vantagens do modelo estão:

  • a otimização de recursos para operadoras e provedores parceiros;

  • maior facilidade e agilidade na expansão das redes de fibra óptica e:

  • um grande avanço na área de telecomunicações no país.

Agora que sabe o que são redes neutras, confira no nosso site mais informações que podem ser úteis para o seu negócio.


62 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page