top of page
Buscar
  • douglas578

Playout: saiba como criar o seu próprio canal de TV com ele

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Você sabe o que é o chamado playout? Na prática, ele é uma espécie de central de controle, um ponto de conexão que liga algo que é produzido e a pessoa que assiste. Existem inúmeros exemplos de aplicações de playout. Entre outros, canais regionais religiosos e universitários podem ser citados.


O mais interessante é que, dentro da realidade empresarial, o playout pode ser entendido como um recurso que dá autonomia à empresa. Seja para atrair novos clientes, seja para demarcar território no mercado.


Um playout pode ser hospedado em servidor local ou na nuvem. Neste caso, fazendo uso da chamada Cloud Computing. É ela que permite simplificar a oferta desse serviço a partir de uma maior segurança aliada à redução de exigência em termos de espaço físico. Aliás, essa é uma tendência para o futuro.


Saiba mais sobre playout na sequência e como criar o seu próprio canal de TV com ele.


O que é playout

O playout é um software. Seu grande benefício é ser capaz de gerenciar o que vai ser exibido em uma programação de TV com maior facilidade. por isso, o ideal é que o playout seja robusto e que traga confiabilidade para quem o usa para fazer sua programação.

Ele pode ser instalado na emissora e operado de maneira local. Outra possibilidade é funcionar como playout na nuvem. Neste caso, hospedado em datacenter.


Nessa segunda opção temos algo mais interessante, considerando a realidade que a tecnologia nos proporciona. Com ela, o sistema se torna acessível de qualquer lugar. Mesmo que os responsáveis não estejam fisicamente presentes na emissora para lidar com as playlists.


Consequentemente, o playout em nuvem é uma solução que permite a redução de custos na operação e ganho de espaço para a empresa. Por isso é uma alternativa até mais interessante no contexto atual.


Como o playout funciona no gerenciamento e criação de canais


Essa é uma opção que permite às empresas criarem ou então ampliarem sua oferta de canais. Com ela também é possível lançar novos serviços e atingir um público maior mesmo com baixo investimento.


Contar com o próprio canal empresarial costuma ser uma solução capaz de diferenciar empresas no mercado atualmente. Com conteúdos personalizados é possível se posicionar no mercado e resolver uma série de questões pontuais em relação à sua comunicação. Isso, tanto na interna quanto para aquela voltada ao público.


Com o playout, todas as operações podem ser feitas online. Assim, a empresa pode recorrer a apenas uma central operacional. E a partir dela gerenciar as diversas playlists de forma centralizada.


No caso de um serviço em nuvem, diferentemente do que ocorre no servidor local, a empresa precisa apenas criar playlists selecionando os grupos de interesse. Assim, basta o operador escolher os vídeos que se enquadram em cada categoria para o sistema encaixar os vídeos no lugar certo.


Dessa forma, conteúdos de esportes, infantis, entre outros, poderão ser automatizados dentro da programação. E obedecer a regras como faixa etária e horário de exibição. Perfeito para simplificar o processo.


Como ter seu próprio canal empresarial

Existem duas maneiras de fazer essa implementação. A primeira é desenvolvendo o próprio sistema. A segunda é contar com um serviço de playout em nuvem.


Com soluções de playout na nuvem é possível criar canais de TV de maneira facilitada. E o que é melhor: sem altos investimentos em infraestrutura. Cabe à prestadora de serviços cuidar de questões como:

  • a estrutura para playout de transmissão;

  • a escalabilidade de serviço e;

  • a flexibilidade de parâmetros técnicos e comerciais.

Havendo a necessidade e o interesse de criar novos conteúdos para streaming, com a tecnologia em nuvem, os sinais já podem ser criados no formato certo para futura distribuição.


As soluções de playout podem ser totalmente gerenciadas. Neste modelo, a empresa prestadora de serviço assume a responsabilidade operacional pelo sistema. Outra opção é o autogerenciamento, onde é o usuário que, a partir do acesso remoto, faz esse controle. Assim, ele lida com questões referentes à programação, agendamento e publicidade.

Porque criar o seu próprio canal

Uma empresa pode criar um canal de TV por diferentes motivos. Entre outros está a necessidade de trabalhar com a chamada TV corporativa. Na prática, ela é um canal de comunicação interna com telas instaladas dentro da organização. Com localização estratégica, essas telas podem servir como ferramenta visual de comunicação.


Já a provedora de internet, por sua vez, pode oferecer uma série de diferenciais para seus clientes a partir da oferta do seu canal exclusivo. Com a solução certa esse pode ser o elo entre a companhia e seus clientes, com uma programação direcionada para seus interesses.


Pensando na lógica do mercado, ter como oferecer soluções como TV por assinatura junto aos combos de internet tende a ser um diferencial e tanto. Por isso é preciso contar com a estrutura adequada. Epecialmente para o caso de a sua empresa ser de pequeno ou médio porte.


Como a Olé TV pode ajudar a sua empresa

A questão é que a implementação desse tipo de inovação na realidade da sua empresa pode ser uma tarefa complexa. Muito mais do que parece. Sem o devido direcionamento e, mais importante, sem contar com os parceiros certos, dificilmente será possível criar soluções eficazes para os objetivos estratégicos de cada organização.


É por isso que, na parceria com provedores de internet, a Olé TV permite a eles toda a estrutura necessária para se posicionar no mercado de maneira única. Com soluções voltadas para a tecnologia streaming, a Olé TV pode ser o parceiro que a sua empresa precisa não só para se adequar às exigências que a tecnologia faz, mas especialmente para gerar diferenciais, como na criação do seu playout.


A Olé TV oferece uma série de possibilidades para empresas que pretendem ocupar um lugar de destaque. Independentemente da localidade onde atuam. Assim é possível unir o que até bem pouco tempo atrás somente a TV fechada tinha para oferecer com a inovação que o streaming apresenta em um único serviço.


Ficou interessado? Então saiba mais sobre a Olé TV e veja como ela pode ser útil para o futuro do seu negócio.

2 visualizações
bottom of page