top of page
Buscar
  • douglas578

Entenda como montar um data center para atender novos locais

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Empresas podem precisar de mais espaço para diferentes finalidades. Uma em especial é a de montar um data center. É preciso fazer isso com critérios, considerando todas as opções disponíveis.


Um data center é um espaço apropriado para lidar com a tecnologia da informação e ele pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa. Sabendo como montar um data center e extraindo o máximo dos recursos disponíveis para tanto, sua empresa pode encontrar caminhos simplificados para atender novos locais.

É sobre isso que vamos tratar agora. Saiba como montar um data center do jeito certo e fazer desse um diferencial para a sua empresa.


O que é o data center

Um data center é uma instalação física que é usada para a hospedagem de aplicativos e dados. Eles são comumente usados por empresas que precisam centralizar ações digitais. Assim, nessa instalação se encontram:

  • Computadores;

  • Rede;

  • Armazenamento;

  • Equipamentos de TI;

  • Entre outros.

Faz sentido pensar que o data center serve para abrigar tudo aquilo que dá suporte às operações envolvendo aplicativos, serviços e dados empresariais. Por isso, ele é essencial para determinado tipo de negócio. Em especial, para aqueles que tem um foco maior no setor de tecnologia.


O data center oferece, entre outros benefícios, uma infraestrutura robusta de conectividade. Logo, o fornecimento dificilmente é interrompido. Além disso, os provedores de internet com o seu data center têm à disposição recursos que permitem otimizar seu desempenho de rotina.


Como funciona o data center

Esse tipo de instalação pode ser de diferentes portes. Existem empresas que contam com espaços do tamanho de um armário e outras que ocupam espaços de um armazém inteiro. Isso depende da quantidade de equipamentos de TI e de suas exigências. É por isso que em muitos casos as organizações alugam espaços em servidores de terceiros para manter seu data center funcionando.


Também é possível ampliar o data center por meio de uma nuvem. Esta, pública ou privada, permite aumentar as operações ou o armazenamento. Com o data center virtualizado é possível usar os servidores remotamente sempre que necessário.


Em resumo, o data center é um local que processa e armazena os servidores de uma empresa. Assim ele controla os dados que a companhia gera no dia a dia. Sua função é manter esses dados seguros e controlados, funcionando como um mecanismo de centralização e proteção para os ativos empresariais.


O que considerar antes de montar um data center


É importante calcular cada movimento a ser dado. Assim é possível estruturar um projeto de maneira adequada e evitar contratempos. Em relação à montagem de um data center, essa lógica é especialmente interessante.

É possível dividir a organização da montagem do data center a partir de 5 elementos. São os seguintes.

  1. O projeto.

  2. O ambiente onde ficarão os equipamentos.

  3. A instalação dos sistemas.

  4. A realização dos testes de validação.

  5. O transporte dos equipamentos.


Esses são elementos gerais, que determinam o direcionamento da montagem do sistema. Com atenção a eles, toda a organização fica mais fácil.

Assim, é preciso primeiro pensar em um bom projeto para depois partir para sua execução. O ideal é pensar em etapas de maneira que a implementação do data center seja feita a partir da definição de um conceito.


Em seguida, a montagem deve ser feita de acordo com os equipamentos e os espaços. Somente ao validar essa estrutura é que o transporte deve ser realizado.


Como montar um data center de um jeito seguro

Independentemente do porte do data center, existem alguns componentes básicos que sempre serão necessários. Eles são:

  • A energia;

  • A certificação;

  • Os servidores;

  • O servidor de aplicação;

  • Os servidores de banco de dados;

  • O servidor web;

  • A refrigeração.


Em relação à energia é preciso avaliar a estabilidade da rede e o preço. Além disso, os data centers que cumprem os requisitos costumam contar com certificações. Elas são emitidas quando um instituto avalia a instalação e suas condições.


O corpo de um data center é composto por servidores, que devem ser resistentes e montados de acordo com as tarefas exigidas. Já os servidores de aplicação são configurados para aplicações específicas. Os servidores de bancos de dados ajudam a potencializar a transferência de dados, permitindo que informações sigilosas fiquem dentro do data center.


Servidores web, por sua vez, permitem que a transferência de dados por HTTP seja realizada. Assim, arquivos de textos, imagens, vídeos, entre outros, podem ser enviados via web.

Já a refrigeração permite que mesmo ligados ininterruptamente, os servidores não sofram com a elevação da temperatura.


Benefícios de contar com um data center

O primeiro deles certamente diz respeito à segurança. No caso do trabalho com a informação, isso é essencial, já que muitos dados precisam ser confidenciais. Assim, sistemas de proteção e tráfego criptografados costumam ser a solução para conferir privacidade aos clientes e sigilo aos conteúdos. Isso sem falar em sistemas como nobreaks e geradores, que podem evitar problemas com energia.


Além disso, existe também a questão da escalabilidade. Ao contar com uma estrutura adaptável, o data center permite sua configuração em função da necessidade da empresa. Assim é possível aumentar ou diminuir os recursos ao longo do tempo. Na prática, essa é uma forma de personalizar os espaços e permitir inclusive que os planos sejam alterados de acordo com a necessidade momentânea.


Outro fator a ser considerado é o desempenho. Os sistemas precisam entregar maior estabilidade. Quando existe garantia de disponibilidade de rede, os usuários têm como acessar sistemas, softwares e e-mails sempre em tempo integral.


Dessa forma, a conectividade de acesso é maior via celulares, computadores, entre outros. E isso gera diferenciais de mercado para qualquer empresa, especialmente, provedores de internet.


Por fim, vale a pena montar um data center. Esse costuma ser o caminho para oferecer segurança e qualidade para negócios locais, posicionando a sua empresa de maneira única.

Entendeu como montar um data center? Então não perca tempo e confira muitos outros conteúdos de qualidade. Fique atento ao nosso blog.

4 visualizações
bottom of page