O marketing é uma ferramenta decisiva para empresas conseguirem um sucesso maior no mercado em que atuam. É assim com qualquer tipo de negócio, especialmente com provedores de internet. É por isso que vale a pena conhecer algumas dicas de marketing que costumam ajudar nesse setor.
Confira neste conteúdo algumas dicas valiosas de marketing para provedores de internet. Além disso, entenda a importância do marketing para um negócio, além de conferir estratégias para fazer a diferença.
5 dicas de marketing para provedores de internet
1. Conheça o público-alvo
É importante que a estratégia seja focada em um comportamento padrão do consumidor da sua empresa. Assim, se a grande maioria dos seus clientes tem uma faixa etária, bem como um perfil social e econômico, o ideal é se comunicar com esse público, abrindo mão dos demais.
Ocorre é que uma das bases do marketing direto, no qual o objetivo é aumentar o número de conversões, é se comunicar exatamente com quem realmente tem a ver com o negócio. É isso que costuma gerar resultados, seja no curto, no médio ou no longo prazo.
2. Analise o mercado
Não existem dicas de marketing que sobrevivam sem uma análise de mercado. A questão é que se faz necessário saber o que a concorrência faz para em função disso apresentar um diferencial. Parece simples, mas esse raciocínio nem sempre é colocado em prática pelas empresas.
Para saber exatamente o que fazer, considere:
Os principais provedores do mercado em que a sua empresa atua;
Os diferenciais que eles apresentam;
Como atuam nas redes sociais;
O que os clientes pensam dessas empresas;
O que a sua empresa tem a ver com esses concorrentes;
O que a sua empresa é diferente desses concorrentes.
A dica é observar o mercado à luz desses elementos para assim identificar oportunidades e ganhar espaço junto aos consumidores.
3. Trabalhe com foco em objetivos
Atenção a uma das dicas de marketing mais importantes: a partir do momento que a sua empresa encontra oportunidades no mercado, ela pode traçar metas. E a melhor maneira de fazer isso é priorizando aquilo que é mais importante em termos de resultados. Assim, é preciso considerar projetos de curto, médio e de longo prazo no plano de marketing.
Questões mais urgentes precisam ser resolvidas em um primeiro momento. Isso não quer dizer que projetos mais ousados devam ser ignorados. Eles podem ser devidamente planejados para um futuro mais distante.
É importante também considerar o orçamento e a capacidade da equipe. Um bom plano de marketing tem prazos e metas possíveis, que levarão a resultados melhores.
4. Explore o potencial do funil de vendas
Quando se fala em funil no marketing digital, o que se está levando em consideração são fases nas quais o cliente se encontra dentro de uma jornada. Esta, vai do momento em que ele conhece um produto ou serviço até a hora que fecha negócio.
Em geral, é preciso pensar em 3 etapas, no caso:
A da conversão do cliente.
A da consideração do cliente;
a da conversão do cliente.
Empresas consolidadas no mercado não se concentram apenas em criar boas ofertas. Elas sabem que esse tipo de comunicação está no final do funil. É preciso ir além e aumentar o leque de clientes desde a base, ou seja, criando conteúdos para todas as etapas do funil.
5. Trabalhe com as redes sociais e blogs
A melhor maneira de provedores de internet explorarem as ferramentas que o ambiente online oferece é seguindo a lógica do funil de vendas. Assim, se sua empresa precisa atrair mais clientes, uma boa dica é criar uma página no Instagram e oferecer conteúdos exclusivos que chamam a atenção do seu público-alvo.
Da mesma forma, postagens em blogs que esclareçam sobre determinados assuntos podem ser o que essas pessoas precisam para confiar mais no seu empreendimento a ponto de comprar da sua empresa quando for o momento certo.
No geral, é preciso ter uma estratégia para explorar esses canais e a lógica do funil costuma ser muito útil nesse sentido.
Importância do marketing para o negócio
O marketing pode ser entendido como um instrumento capaz de aproximar as pessoas de um projeto que tem tudo a ver com elas.
A realidade é que nem sempre os consumidores ideais são impactados por empresas que oferecem soluções a eles. E quando isso acontece, existe o risco de uma pessoa continuar com um problema e a empresa não vender.
Com uma boa estratégia de marketing é possível conectar esses dois agentes em um processo que pode ser benéfico para todos.
Captar e fidelizar clientes com conteúdos
Uma novidade que o ambiente digital oferece em relação aos meios tradicionais é a facilidade de acesso ao conteúdo.
Hoje já é possível descobrir qualquer informação bastando fazer uma pesquisa simples no Google. E essa pode ser uma excelente estratégia de marketing para um provedor.
Artigos bem escritos, vídeos esclarecedores, entre outros, costumam se destacar na internet. Logo, os algoritmos do Google identificam que ali existe uma solução útil para um grande número de usuários e isso faz com que a entrega desse conteúdo aumente. E o que é melhor: de maneira orgânica, ou seja, sem que seja necessário pagar por isso.
O mais interessante é que o próprio Google dá dicas do que é preciso fazer para ter esse destaque. São as chamadas práticas de SEO, sigla para Search Engine Optimization. O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas que visam tornar um conteúdo mais rico aos olhos dos algoritmos.
Como implementar essas dicas de marketing?
O primeiro passo a ser dado é estudar o público-alvo. Lembre-se de que é em função dele que qualquer conteúdo deve ser produzido.
A partir do entendimento das demandas desse público, concentre-se em entregar a solução. Do que eles precisam? Quais são suas dores e desejos? A compreensão disso deve ser o norte do seu trabalho.
Somente então é possível escolher adequadamente as ferramentas para entregar esse conteúdo. Redes sociais, blogs, canais de vídeos, entre outros, são plataformas que costumam ser muito eficientes, mas desde que atuem como suporte para facilitar a entrega de conteúdo de qualidade para o cliente em potencial.
Tenha certeza de que conseguindo isso, suas chances de movimentar clientes pelo funil e chegar à conversão vão aumentar consideravelmente.
Quer ter acesso a mais dicas de marketing para fazer com que o seu provedor tenha mais sucesso no mercado? Então acompanhe o nosso blog.
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