top of page
Buscar
  • douglas578

A importância dos CDNs regionais e locais

A lentidão ao usar a internet é um problema que causa irritação e frustração em diversas pessoas. Aliás, não há nada pior do que tentar acessar um site, comprar um produto, assistir tv online e essas páginas na web não carregarem. Os CDNs, são a solução que driblam esse problema comum ao utilizar a internet.


Muitos são os fatores, que estão atrelados a essa lentidão, mas os CDNs trabalham para resolver esse contratempo. Hoje, você entenderá o que é essa tecnologia e como ela atua.


Entenda o que são os CDNs


A sigla CDN, bem como o seu significado, são provenientes do inglês, que significa “Content Delivery Network”, traduzindo para o português, quer dizer, “redes de distribuição de conteúdo”. Ou seja, é o CDN que é responsável pela distribuição de qualquer tipo de conteúdo na internet.


Todas as pessoas já tiveram a infelicidade de demorar muito ou nem conseguirem acessar qualquer tipo de site, seja de vendas, streamings, blogs, Youtube, redes sociais, etc. Nesse sentido, todas as pessoas já interagiram com os CDNs em algum momento da sua experiência virtual.


Como o CDN é encarregado por compartilhar os conteúdos na web, a lentidão da chegada das informações, diz respeito ao principal problema que ele tenta corrigir. Esta demora ao acessar uma página na internet é denominada de latência. Ela ocorre no simples ato em que você acessa uma página e ela começa a carregar, até o exato momento em que o conteúdo que você busca surge na tela.


Saiba como os CDNs funcionam ao desempenhar o seu papel



Quando a latência ocorre, quer dizer que você está sendo afetado pela distância física entre você e o servidor de hospedagem do site que está tentando acessar. O propósito do CDN, é exatamente esse, diminuir virtualmente essa distância, fazendo com que a performance de velocidade seja mais rápida, aumentando o desempenho de determinado site.


Para isso, o CDN atua armazenando uma cópia em cache em diversos servidores pelo mundo e de todos os conteúdos que estão na internet. Pode parecer simples, mas é por meio dessa estratégia que a entrega desses conteúdos é otimizada.


Dessa forma, o servidor de hospedagem não é sobrecarregado, e os conteúdos chegam com mais velocidade e com menor latência no dispositivo de quem buscou pela informação. Com esse sistema, a entrega é realizada pelo servidor que está geograficamente mais próximo de quem está requerendo determinado conteúdo, e não pelo servidor de origem, que pode estar a muitos quilômetros de distância.


Nesse sentido, é importante falar sobre os PoPs, eles são essas localizações geográficas que citamos. São esses PoPs que vão entregar o conteúdo para quem está tentando acessar determinado site bem perto das redondezas de onde esse PoP está.


De maneira geral, os CDNs armazenam ao mesmo tempo, todos os conteúdos da internet em vários lugares do mundo, dessa forma, os usuários têm muito mais chances de acessar de forma ágil o conteúdo que procuram. Para exemplificar, quando um brasileiro, aqui no Brasil, tenta acessar um site hospedado na Inglaterra, é justamente um PoP brasileiro que viabiliza e vai entregar esse conteúdo para o usuário.


A importância das CDNs para as regiões e locais


Essa relevância é essencial para que os conteúdos que estão online, cheguem em todos os lugares, independente de onde eles estão localizados, e do status social desses ambientes.

Esse é um quesito bastante importante no que tange a desigualdade social e acesso à internet, esses dois fatores estão interligados. É evidente que se a localização dos CDNs conseguirem atingir regiões e localidades mais distantes ou que são desiguais em termos de acesso ao mundo virtual, mais pessoas terão a oportunidade de se conectarem com a internet e ascender socialmente.


Dessa maneira, as cidades poderão ter mais pessoas que compram, que leem, que serão informadas e que podem aprender sobre o que quiserem.


Além disso, as redes de distribuição de conteúdo são muito úteis à área de vendas e de produção de conteúdo de valor. Como os CDNs trabalham para que uma grande gama de regiões e locais possam ter PoPs para viabilizar e entregar os conteúdos, investir em CDN é uma ótima opção para empresas de diversos nichose para produtores de conteúdo na internet.


É um pensamento estratégico, se você possui um e-commerce, por exemplo, e sabe que em diversos locais do país, ele é acessado, você pode melhorar a viabilidade de acessos dele.

Ao adquirir um serviço de CDN, se torna muito mais fácil que o seu site tenha uma resposta de carregamento mais rápido para qualquer pessoa que tente acessá-lo. Assim, você dribla a perda de acessos em seu espaço virtual, bem como garante mais vendas, e não abre espaço para a concorrência.


O mesmo ocorre com produtores de conteúdo na internet, não adianta produzir conteúdos virais e que são de valor para determinado momento na internet, se eles não alcançarem diversas pessoas que você espera. Com o CDN mais pessoas têm a chance de conseguir consumir o que você produz, e de que a sua plataforma se torne mais conhecida.


Confira as vantagens das CDN's


Além da rápida resposta das páginas na web, conheça outras vantagens que os CDNs oferecem.


Experiência de navegação - Muitas pessoas deixam de acessar um site devido à lentidão. Com o CDN esse problema não atinge o seu site, pois o usuário terá ótima navegação com a agilidade que precisa.


Segurança para o seu site - Os CDNs protegem o seu site de ataques DDoS além de outras invasões. Além disso, o seu espaço virtual estará livre de picos de tráfego, assim ele não irá parar de responder.


Economia do seu dinheiro - Se você utiliza softwares para aumentar a velocidade do seu site, com os CDNs você pode economizar esse dinheiro. Pois ao adquirir o CDN ele vai distribuir de maneira correta a carga e economizar largura de banda.


O CDN é uma tecnologia extremamente benéfica para qualquer site. Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos sobre tecnologia e navegação na internet.

33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page