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  • douglas578

Como avaliar uma TV por assinatura para provedores de internet?

Atualizado: 14 de dez. de 2022

A TV por assinatura para provedores de internet tem sido alvo de grande busca para diversificar o negócio.


Nesse sentido, a oferta de serviços de valor adicionado , SVA, é cada vez mais importante para a sobrevivência e diferenciação dos provedores locais.


Isso porque, esses, não podem mais ser vistos como meros autenticadores de IPs.

É preciso ir além dos serviços de transporte, acesso a internet e suporte, que a maioria sempre prestou.


E isso é possível por meio da diversificação dos negócios com a oferta de outros serviços. Nesse sentido, está a promissora TV por assinatura via internet e streaming para provedores de internet.


Assim, o mercado de TV possibilita ampliar ainda mais o leque de serviços dos provedores de internet.


A oferta de novos serviços é uma necessidade, pois com eles os provedores conseguem utilizar mais racionalmente a rede.



Por consequência, consolidam a posição no mercado diante da concorrência.

Além disso, a demanda dos consumidores é cada vez mais por serviços que sejam integrados.


Com isso, os provedores estão mais atentos para optar por um modelo de negócio viável para entregar, além da internet e da telefonia, também o vídeo.

Caso um provedor de internet local não oferte também a opção de TV, pode vir a perder assinantes.


Pois outros operadores poderão ser mais competitivos, ofertando além de internet e telefone, a opção de IPTV ou streaming.


No entanto, vale destacar que a TV por assinatura para provedores de internet funciona diferentemente das TVs por assinatura.


Isso porque as programações de streaming e a IPTV são transmitidas via Internet e ficam salvas em um servidor.


Ou seja, elas podem ser acessadas por VoD (por demanda) pelo usuário, oferecendo menores custos e estruturas menos complexas.


TV por assinatura para provedores de internet: plataforma e parcerias

Mas por onde o provedor de internet que busca uma parceria de TV por assinatura pode começar? Há duas formas para oferecer o serviço legalmente hoje em dia:

  • Avaliando a criação das próprias plataformas (definindo um projeto e estrutura, analisando perfil dos clientes, o line-up da programação e a localização geográfica) ou;

  • Contatando empresas de IPTV já estabelecidas e com expertise de mercado, como a Olé TV.

Independente do caminho escolhido, é preciso um planejamento cauteloso para projetos desse tipo. Afinal, os serviços precisam ser de qualidade e agregar valor ao negócio.

Pensando nisso, confira abaixo os requisitos básicos e como rentabilizar serviços de OTT e IPTV:

  • Banda Larga: para a IPTV, é fundamental garantir uma conexão banda larga que ofereça ao menos 4 MBPS. Deve ter qualidade nas transmissões, sem comprometer o restante da banda;

  • Atendimento ao Consumidor: é bastante comum haver problemas de diferentes naturezas em serviços disponibilizados pela Internet. Quando isso acontece, os clientes querem ter uma plataforma rápida e eficiente de atendimento ao consumidor para a resolução;

  • Controle de Qualidade: é essencial que o OTT e IPTV sejam rápidos, não travem e ofereçam alta definição de imagem. Para assegurar isso, é importante configurar um sistema que monitore e controle a qualidade do serviço prestado.

O que analisar em uma parceria de TV por assinatura para provedores de internet?



Já mostramos a importância de agregar valor ao cliente pela parceria com uma TV por assinatura para provedores de internet.

Agora, é importante que o provedor avalie o que a empresa oferece de benefícios e vantagens ao seu público.


Essa etapa é fundamental, pois será a partir desse momento que o provedor irá definir seu parceiro.

Entre alguns pontos essenciais nesse momento, é importante destacar:

  • Os softwares da empresa de TV por assinatura são próprios ou terceirizados? Softwares próprios possibilitam autonomia na gestão e operação, evitando a dependência de intermediários;

  • O Headend é próprio também? Novamente pensando na gestão completa da operação, na redução de custos e principalmente na alta disponibilidade, é importante que o Head END seja próprio;

  • Quem realiza o processo de integração da TV por assinatura para provedores de internet?

  • Avalie a programação e custos de conteúdo da TV por assinatura;

  • Avalie o sistema de distribuição da TV por assinatura. Considere os estados nos quais ela está presente, bem como a quantidade de municípios.

Por que investir na Olé TV como parceira de TV por assinatura para provedores de internet?

Diante do cenário de valorização do streaming e da IPTV, a OléTV nasceu com o objetivo de preencher esta carência do provedor. Por isso, oferece um serviço com pacotes de canais gratuitos, +de 60 canais de TV e 500h de VOD. Com isso, o provedor paga uma única mensalidade e pode distribuir um pacote para toda a base de assinantes.



Há também opções de pacotes pagos com divisão de resultado com o provedor, bem como rateio do lucro após retiradas as despesas. Além disso, oferece um baixo investimento de set up. Junto a isso é oferecido um serviço de instalação e configuração completo sem que o provedor precise comprar equipamentos.



A partir do momento que o provedor contrata o serviço com a OléTV, que irá prestar o serviço de TV por assinatura para provedores de internet, a OléTV realiza a instalação de um servidor de distribuição de conteúdo dentro da base do provedor, CDN local.


Com isso, o servidor é alimentado com uma conexão de dados entre o servidor hospedado no provedor e o head end onde estarão os canais fechados da OléTV. A partir da instalação desse servidor, o cliente passa a ter acesso por meio da instalação de um equipamento set top box (decoder digital) conectado à TV, via cabo HDMI, e conectado ao roteador da rede de fibra óptica fornecida pelo provedor, podendo também o assinante assistir através de outras formas de uso, Smart TV Samsung, LG e Android, Aplicativos mobile IOS e Android, e em breve para a plataforma Roku.


A plataforma da OléTV completa 6 anos e a solução está em funcionamento em mais de 300 ISPs espalhados por todo o Brasil. Ou seja, a empresa já é uma realidade sólida no cenário de IPTV/OTT!


Gostou da ideia e quer oferecer TV por assinatura e Streaming, para os clientes do seu provedor de internet?


Então entre em contato conosco agora mesmo.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto!

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