top of page
Buscar
  • douglas578

ONU híbrida: 4 vantagens dessa tecnologia para o seu provedor

Para saber o que é ONU híbrida e sua importância, pense que provedores precisam entender quais são as tecnologias que permitem qualificar o seu negócio. É isso o que pode dar a eles um diferencial de mercado. Assim, as soluções que chegam até os clientes tem como ser mais eficientes.


A questão é que nem sempre existem recursos para esse tipo de investimento. Pior ainda, quando isso acontece em uma fase crucial do crescimento da empresa. Nesse sentido, o mais importante é considerar soluções de boa relação entre custo e benefício.


É nesse contexto que a ONU híbrida precisa ser entendida. Com ela é possível obter uma série de vantagens, especialmente se sua empresa está começando no mercado.

Ficou interessado? Então saiba mais sobre a ONU híbrida na sequência e como ela pode ser útil para o seu provedor.


O que é ONU híbrida

ONU é acrônimo para Optical Network Unit, em português, Unidade de Rede Óptica. Em resumo, é um equipamento que faz uso de tecnologia passiva para transferir dados bidirecionais.


Simplificando, podemos dizer que ONU é um equipamento capaz de fazer com que os sinais ópticos que você recebe sejam convertidos em sinais elétricos. E é isso que viabiliza uma conexão em alta velocidade. Consequentemente, graças à ONU é possível trabalhar com soluções como a fibra óptica, por exemplo.


A questão é que existem dois principais modelos para transmissão de dados: o EPON e o GPON. Eles possuem características diferentes. Por isso, a escolha por um ou outro recurso diferencia a atuação do provedor. No geral, a tecnologia EPON costuma ter uma conexão mais rápida enquanto a GPON tende a ser mais estável.


Com a ONU Híbrida, portanto, é possível trabalhar com as duas tecnologias ao mesmo tempo em um único equipamento, sem que seja necessário fazer trocas. Logo, o provedor tem como contar com uma conexão múltipla. Isso faz com que essa empresa amplie suas possibilidades de atuação, aproveitando os benefícios de ambas as tecnologias.


Entenda como funciona a ONU híbrida



A ONU híbrida definitivamente é algo que pode fazer a diferença na construção de um projeto com potencial para crescer e não ficar travado a cada nova etapa de sua evolução.

Do ponto de vista técnico, trata-se de um equipamento instalado no sistema do usuário final. É isso que permite a conexão com a rede PON e o OLT. A ONU híbrida funciona a partir de tecnologia passiva e isso permite a transferência de dados bidirecionais via fibra óptica. Desse modo, não há ativos entre a ONU e o OLT.


Em geral, provedores de pequeno porte investem na ONU quando começam a avançar no seu projeto. Infraestruturas de rede mais avançadas costumam permitir a migração de uma EPON para uma GPON. Nesse sentido, com a ONU híbrida, o provedor sequer precisa fazer o chamado upgrade de equipamento. O motivo é que o próprio sistema permite a conexão à rede GPON.


É por isso que investir na ONU híbrida já no início do projeto é um caminho válido. A empresa pode se dedicar a uma rede EPON em um primeiro momento e evoluir para a GPON quando houver infraestrutura para essa transformação.

A consequência é não ter que se preocupar em fazer maiores investimentos no projeto justamente quando ele estiver pronto para trazer melhores resultados.


4 vantagens da ONU híbrida

Na prática, a ONU híbrida oferece uma série de vantagens para os provedores. Especialmente aqueles que estão dando os primeiros passos no mercado em que atuam.

O primeiro benefício que merece destaque é a possibilidade de o provedor trabalhar no crescimento do projeto sabendo que a adaptação dos recursos a uma nova realidade se dará de forma automática. A explicação está no fato de que a ONU híbrida cria meios para que a empresa consiga suportar a nova infraestrutura.


Além disso é preciso destacar que o sistema é compatível com diferentes marcas. Esse é o segundo benefício. E ele elimina a necessidade de os responsáveis pelo negócio terem que ir atrás de ferramentas compatíveis. Vale lembrar que esse é um problema que pode se tornar um pesadelo em caso de aquisição de equipamentos importados.

O terceiro benefício: a ONU híbrida permite que o provedor conte com os benefícios tanto da tecnologia GPON quando da EPON. E isso faz com que a solução que coloca no mercado seja mais completa do que a oferecida por boa parte da concorrência.


Por fim, o quarto benefício: no geral, com a ONU híbrida, o provedor pode desenvolver uma ação muito mais estratégica no mercado. Mesmo os primeiros passos dados já terão toda uma estrutura pronta para o crescimento. Assim, a busca por resultados não será prejudicada por eventuais transformações no sistema ao longo da jornada.


Tipos de ONU híbrida

Entendidas as vantagens da ONU híbrida, vale a pena conhecer as especificidades de seus diferentes modelos. São eles que poderão dar à sua empresa condições para atingir diferentes perfis de clientes no mercado. No caso, precisamos nos concentrar nos modelos Bridge e Wi-fi.


O modelo Bridge não conta com comunicador Wi-fi. Sendo assim, ele exige a instalação de um roteador separadamente.

Já a Onu Wi-fi tem a capacidade de transmitir Wi-fi sem a necessidade de um roteador doméstico, podendo o modelo ser com Wi-fi N ou Wi-fi AC. A variação depende do plano de cada cliente.


Embora a Onu Wi-fi possa parecer mais prática, a realidade é que ambos os modelos podem ser úteis. Tudo depende da realidade de cada projeto. E isso permite inclusive que o provedor ofereça opções de acordo com a demanda do cliente. Enquanto um equipamento é claramente mais acessível e de fácil uso, por outro lado, o outro equipamento tem um custo menor.


Em resumo, a ONU híbrida é uma solução muito válida para o projeto de provedores, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Fazendo esse investimento é possível se posicionar no mercado já pensando em um crescimento futuro e assim criar um projeto promissor.


Entendeu o que é e como funciona a ONU híbrida? Então não perca tempo. Saiba mais sobre como montar seu provedor de internet com qualidade. Conheça outros conteúdos no nosso site.

6 visualizações
bottom of page