top of page
Buscar
  • douglas578

O que é SVA? Entenda como funciona para provedores de internet

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Empresas de telecomunicações podem trabalhar com estratégias tanto para atrair quanto para fidelizar clientes. É nessa lógica que elas precisam saber o que é SVA.


Esse tema é importante porque um dos grandes desafios para provedores, especialmente os que atuam no mercado regional, é o de gerar valor para os clientes sem gastar mais do que podem.


Sendo assim, confira na sequência o que é SVA e como inserir essa estratégia no seu negócio.


O que é SVA?

A definição do que é SVA vem da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. De acordo com ela, Serviço de Valor Agregado (SVA) corresponde a um tipo de prestação de serviços. Ele é oferecido como suporte para as atividades de telecomunicação. Assim, a melhor maneira de entender esse mecanismo é sob a lógica do suporte, ou seja, algo que funciona como auxílio para um projeto funcionar.


Basta pensar que existe um serviço principal que a empresa realiza para o cliente. Nas telecomunicações, quando, de maneira conjunta a esse serviço existe uma outra oferta, a ela damos o nome de SVA.


Na prática, o SVA é interessante porque ele permite que a empresa ofereça experiências adicionais a seus clientes. É aquele toque de celular ou aquele serviço de entrega de notícias em tempo real. Quando essas soluções são promovidas por SMS por uma empresa que já vende algo para o cliente, esses serviços aparecem como oferta adicional, logo, podem ser classificados como tipos de SVA.


E isso é algo que gera valor ao produto principal em questão.



O que é SCM?

Entendendo o que é SVA, fica mais fácil para não confundir com SCM. No caso, SCM significa Serviço de Comunicação Multimídia. De acordo com a Anatel, SCM é um serviço que permite à empresa dentro de uma área de prestação de serviço, levar ao cliente:

  • Emissão;

  • Transmissão;

  • Recepção de informações multimídia.

Com o SCM é possível conectar à internet por meio de diferentes vias. A questão é que as operadoras precisam obter autorização de SCM outorgada pela Anatel para oferecer esses serviços. Simplificando, SCM são as chamadas telefônicas, que são os serviços de voz, a banda larga fixa, que são os serviços de dados e soluções como o 3G, o 4G e o 5G, que é a internet móvel.


E para controlar e regular todas essas operações, a Anatel tem uma política bem clara em relação a esses serviços de comunicação multimídia. Por conta disso, SCM exigem uma tributação diferente, de acordo com a natureza da operação que realizam.


SVA e SCM: a diferença entre os dois

Em resumo, enquanto o SCM é um serviço de comunicação multimídia, o SVA é um valor correspondente a um serviço adicional.


A grande diferença talvez esteja na tributação à qual cada uma dessas soluções está submetida. Sobre o SCM incide o ICMS. Assim, não existe tributação por ISSQN, uma vez que a cobrança por serviços de comunicação cabe aos estados e não à União.


Já em relação ao SVA, não há a obrigatoriedade de recolhimento do ICMS, por se tratar de um serviço adicional. Ainda assim, vale destacar que, em alguns estados entende-se que é preciso fazer a cobrança quando o serviço prestado é indispensável à comunicação que o cliente contrata. Quanto ao ISSQN, ele também não é tributado.


Em resumo: enquanto o SCM é tributado pelo ICMS de acordo com a unidade da federação, sobre o SVA não incide essa tributação. Ainda assim, pode acontecer de um estado ou município ter um determinado entendimento sobre esse serviço. Nesse caso, o mais interessante é verificar a legislação local.


Por que SVA pode ser um diferencial?

Tanto quanto saber o que é SVA, também é importante entender o potencial dele em termos de estratégia. Afinal, para o provedor, saber como atrair e reter clientes é essencial.


Assim, com o SVA é possível ir muito além da oferta de serviços tradicionais. É possível surpreender e envolver o cliente de maneira a fazer com que a empresa cresça no mercado. Tudo isso, fazendo aquilo que mais importa, que é a entrega de qualidade para o consumidor.


A oferta de um serviço classificado como SVA pode ser um diferencial justamente por conta da questão tarifária. Como visto, sobre o SVA, normalmente não incide o ICMS. Isso quer dizer que o provedor pode adotar o SVA como solução estratégica para arcar menos com impostos.


A questão é ofertar serviços que de fato se enquadrem nessa classificação e que, ao mesmo tempo, ofereçam benefícios para os clientes. E esse costuma ser o caminho para uma maior lucratividade para os provedores de internet.


Assim, o ideal é definir uma estratégia para trabalhar com SVA. E isso geralmente tem a ver com a compreensão exata da questão tributária envolvendo o serviço em questão e com a qualidade da SVA. É preciso considerar a demanda dos clientes e os impactos financeiros para a empresa.

Vantagens de contar com SVA

São alguns os aspectos que fazem com que o SVA seja uma solução interessante. Reunimos aqui os principais deles.


Questão tributária

Com alternativas de SVA é possível amenizar os gastos com tributos em função da oferta de soluções específicas. Isso permite à empresa economizar e assim ter recursos para atuar de maneira mais interessante no mercado.


Atração e fidelização de clientes

O SVA é uma possibilidade para agregar valor para os assinantes. A partir de um estudo aprofundado a respeito das demandas deles é possível oferecer soluções extras. Dessa forma a empresa consegue não só atrair novos consumidores, mas também fidelizar aqueles que já estão na base.


Posicionamento de mercado

Indo além do óbvio, a empresa tem como se posicionar adequadamente no mercado. A oferta de soluções adicionais que têm tudo a ver com as necessidades dos consumidores, quando feita de maneira dinâmica, chama a atenção e diferencia o negócio em relação à concorrência. Logo, é um caminho interessante para quem procura ganhar mercado.


Agora que sabe o que é SVA e como ele pode ser útil para o seu negócio, não deixe de conhecer a OléTV para ter acesso às melhores soluções do mercado.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page