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  • douglas578

Gestão de provedores de internet: como se consolidar no mercado?

Atualizado: 15 de dez. de 2022

A boa gestão de provedores de internet é essencial. Isso porque o mercado de provedores se apresenta como promissor. É o que mostram os números. De acordo com a Agência Brasil, o país ainda conta com 35,5 milhões de pessoas sem acesso à internet. E de 2019 a 2021 a proporção de domicílios conectados à rede mundial de computadores aumentou quase 10%.


Isso mostra que o mercado vem crescendo a cada ano. A questão, para quem deseja se beneficiar disso, é saber o que fazer para oferecer um serviço de qualidade, capaz de agradar os clientes para criar um posicionamento forte. É o que vamos ensinar a fazer agora.


Porque investir em provedores de internet

Qualquer mercado só existe quando é possível conectar oferta com demanda. E isso não precisa ser uma tarefa difícil. Em um cenário que as grandes empresas que oferecem serviços de internet têm apresentado índices elevados de insatisfação em relação a atendimento, valores e até qualidade de serviço, a oportunidade está clara para soluções alternativas.


Principalmente quando pensamos em regiões de difícil acesso, serviços de internet parecem ter tudo a ver com os pequenos empreendedores. São eles que podem montar uma estrutura específica e satisfazer melhor essa demanda de mercado.


Não por acaso, pequenos provedores de internet têm liderado o setor em mais de 1200 cidades. Além disso, eles são responsáveis por 12% das conexões do país, de acordo com a Anatel.


A realidade é que existe demanda para quem deseja oferecer serviços de internet localmente. Cabe aos investidores criar soluções interessantes e de acordo com sua região. Nesse sentido, o desafio é entregar uma oferta viável, atraente e estratégica para conquistar o mercado. E isso tem muito a ver com a qualidade da gestão de provedores de internet.


As dificuldades para conquistar os primeiros clientes



É importante destacar: não é o fato de existirem boas possibilidades que garante sucesso imediato às empresas.


Para que uma estratégia de captação de clientes funcione é necessário que a companhia esteja devidamente preparada para o mercado. É a organização a grande dificuldade de novos negócios. Especialmente quando a necessidade é lidar com diferentes setores.

Empresas organizadas simplificam seus processos. Assim elas têm maior facilidade para compreender as necessidades dos clientes, aquilo que a concorrência oferece e o que não oferece, além da viabilidade de suas soluções.

É o que vamos ensinar você a fazer agora.


4 dicas de gestão de provedores de internet

Para ajudar a sua empresa a se posicionar adequadamente, preparamos dicas especiais. Confira na sequência e comece a construir uma trajetória de sucesso simplificando seus processos empresariais.


1. Tenha um sistema de gestão

Um sistema de gestão é uma ferramenta que permite simplificar o controle dos dados que o negócio gera. Mais do que isso: ela coleta, registra e transforma em informação, eventos que ocorrem nas diferentes áreas do empreendimento. Assim, a gestão tem como analisar acontecimentos no setor de marketing e entender os impactos que eles geram no setor de vendas, por exemplo.


Na prática, com o sistema de gestão é possível modernizar seu negócio. E isso pode fazer com que a tomada de decisão seja feita sempre com base em elementos precisos.

Em resumo, isso costuma diferenciar projetos bem-sucedidos dos demais.


2. Fique de olho nas novidades do mercado

Fundamental nesse setor é acompanhar a movimentação dele. Até porque, para concorrer com gigantes é preciso saber qual é o caminho que o mercado tende a seguir. Uma boa gestão de provedores de internet tem a ver com isso também.


É a velha história da crise da Kodak. Anos atrás, quando a empresa criou a tecnologia das câmeras digitais, ela mesma não percebeu o potencial daquilo. Com o tempo, empresas concorrentes tomaram conta do mercado e deixaram a Kodak estagnada, mesmo tendo sido uma líder e pioneira no setor em que atuava.


A questão é que a tecnologia evolui e se a sua empresa não acompanhar as tendências dela, é bem provável que ela seja superada da mesma maneira que aconteceu com a Kodak.

Portanto, uma dica que merece ser levada a sério é se envolver com o mercado: eventos, feiras de inovação, palestras, entre outros, são essenciais. Além de participar deles, procure também estar em dia com as notícias relacionadas ao setor de comunicação. O ideal é jamais perder o controle sobre o que acontece e o que tende a dar certo no futuro.


3. Invista em tecnologia e atendimento

Não é só controlando as ações que as empresas conseguem se diferenciar no mercado. É preciso também ficar de olho nas novidades que ele apresenta. Em um setor como o de provedores de internet isso tem especial importância.


Novas tecnologias podem, não só facilitar a entrega de soluções para os clientes. Elas conseguem também, viabilizar toda uma evolução na parte de atendimento e suporte.

Basta conferir as diferenças nos processos empresariais que ocorreram a partir do surgimento de tecnologias como as redes sociais e os aplicativos para celulares. Esses são apenas alguns exemplos de que mesmo soluções gratuitas podem afetar os processos da sua empresa e que, portanto, é preciso ter atenção a tudo.


4. Ofereça serviços personalizados

Por fim, uma dica especial sobre gestão de provedores de internet: se quer consolidar o seu empreendimento, seja ele qual for, comece por estudar o perfil do seu cliente e em função dele, ofereça algo fora do padrão.

É preciso que a sua oferta proporcione uma experiência única, que se encaixa naquilo que o cliente mais precisa. Isso pode ter a ver com a velocidade, as vantagens, o preço, entre outros.


O mais importante é que sua empresa seja capaz de identificar essa demanda para se posicionar à frente da concorrência. Serviços de internet capazes de fazer isso geralmente disponibilizam soluções adicionais de encher os olhos, como TV por assinatura, telefonia, pacote de dados, entre outros.


Agora que sabe como qualificar a sua gestão de provedores de internet, não deixe de conhecer as nossas redes sociais ou site para conferir mais informações que podem ser úteis para o seu negócio.

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