Como muitos empreendedores sabem, um provedor de internet pode expandir a oferta de serviços disponibilizando uma plataforma de TV.
Isso pode ser muito facilitado a partir do aproveitamento da infraestrutura já existente de fibra ótica.
Entretanto, para ser bem-sucedido nisso, é preciso contar com a parceria de uma empresa terceirizada responsável pela oferta do sinal.
Portanto, é uma grande oportunidade de ganhar competitividade no mercado e impulsionar o faturamento da empresa.
Mesmo assim, não se trata de um processo simples.
É preciso uma avaliação criteriosa para escolher o parceiro certo.
Afinal, a oferta do conteúdo de TV deve ter qualidade compatível com a expectativa do público.
Além disso, a operacionalização do serviço deve ser altamente cuidadosa.
Pensando nisso, preparamos este artigo para listar cinco riscos de contratar plataforma/software de TV e Head End terceirizados. Continue a leitura e saiba mais.
1. Problemas de infraestrutura
O Head End é o coração da transmissão de TV. Com o auxílio deste equipamento, o sinal é captado e processado para reprodução no domicílio dos assinantes.
Neste processo, é preciso que haja uma sintonia fina entre os equipamentos utilizados.
Isso é, o alinhamento com os satélites e as demais infraestruturas utilizadas para a operacionalização do serviço. Além disso, o local de fixação dos equipamentos, por exemplo, deve ser muito bem escolhido.
Desse modo, evitam-se problemas futuros na transmissão.
Recomenda-se também a realização de estudos técnicos e análise de risco para garantir uma escolha adequada.
Não podemos nos esquecer que qualquer problema na operação da empresa terceirizada pode comprometer a transmissão.
2. Indisponibilidade do serviço da plataforma/software de TV
Outro potencial risco a ser considerado na contratação de uma empresa terceirizada é uma eventual indisponibilidade do serviço.
Problemas dessa natureza podem ocorrer pela má qualidade do sinal captado, algo que pode se tornar motivo de reclamação por parte dos assinantes.
Por isso, é muito importante avaliar as condições com as quais a empresa operacionaliza o serviço como um todo.
Por isso, só contrate uma empresa que tenha dominio completo da operação, hardware e software precisam estar sobre controle da empresa que lhe oferta os serviços, somente uma empresa que é proprietária do Head End (recepção e transmissao dos conteudos de tV) e do Software (plataforma de TV), conseguem identificar rapidamente um problema e realizar um atendimento sem dependencia de tercieors, evitando assim que seus clientes fiquem sem assistir a programação desejada.
3. Riscos jurídicos
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma agência reguladora do Brasil, vinculada ao Governo Federal.
A ela cabe fiscalizar e editar diretrizes para o setor de comunicação.
Para que exista a comercialização de produtos importados de telecomunicações no Brasil, eles devem ser homologados pela Anatel, de acordo com os requisitos estabelecidos por ela e com a Resolução Nº 715/2019.
Além disso, os produtos precisam de um certificado de conformidade correspondente, que fica à responsabilidade do Organismo de Certificação Designado (OCD).
A transmissão de TV se enquadra neste nível de regulamentação.
Ou seja, a empresa terceirizada que venha a se tornar uma parceira de seu negócio deve ter obtido o devido credenciamento da Anatel.
Caso contrário, você poderá enfrentar problemas de ordem jurídica.
4. Conteúdo com baixa aceitação pelo mercado
A qualidade do conteúdo é outro ponto bastante sensível quando falamos da terceirização de uma plataforma de TV.
Afinal, os assinantes estão sempre em busca da melhor experiência possível, seja em relação a TV propriamente ou ao conteúdo disponibilizado via streaming.
Por isso, é indispensável considerar uma parceria com uma empresa terceirizada capaz de oferecer o melhor serviço de TV por assinatura.
Sobretudo com a disseminação da experiência do streaming, com vários grandes estúdios pelo mundo oferecendo este serviço, o público tem ficado cada vez mais exigente.
5. Falsos prestadores de serviços
Como acontece em qualquer mercado, infelizmente existem grupos de criminosos especializados em dar golpes em gestores de empresas incautos.
Com as plataformas de TV não é diferente.
Sob a promessa de oferecer o melhor serviço pelo o menor preço, golpistas se passam por representantes de plataformas de TV.
Fechado o negócio, os criminosos embolsam uma soma significativa de dinheiro pela assinatura do contrato e nunca mais entram em contato com as vítimas.
Frente a este cenário, os provedores de internet precisam redobrar a sua atenção.
Antes de iniciar qualquer tratativa, certifique-se de que a empresa terceirizada de fato existe e qual a sua reputação no mercado.
Conheça a Olé TV: plataforma de TV mais indicada para o seu provedor de internet
Com a Olé TV fica ainda mais fácil se tornar um provedor de TV. Optando pelos nossos serviços, é possível oferecer:
Combos e pacotes de fibra óptica com mais de 140 canais;
TV por assinatura via internet e;
Streaming com pacotes de filmes e séries com mais de 4000 horas de conteúdo inclusos no pacote de TV.
A OléTV Media System é uma desenvolvedora de softwares que gera autonomia, alta disponibilidade e redução nos custos operacionais.
Escolhendo os nossos serviços, você conta com uma solução de software 100% nacional, podendo fazer uso da sua marca própria de forma legalizada.
Além disso, temos uma infraestrutura completa com Head End e 24 Proxys regionais para você se conectar e entregar conteúdo através de uma CDN local.
Para isso, nós precisamos somente instalar um servidor de distribuição de conteúdo dentro da base do provedor.
Esses diferenciais garantem maior agilidade no seu atendimento, alta disponibilidade e menor custo operacional.
Tudo para você oferecer a melhor tecnologia de TV ao vivo e on demand na mesma assinatura!
Pagando apenas um valor único mensal, você poderá oferecer o serviço com mais de 60 canais gratuitos da OléTV para toda a sua base de assinantes, com canais de filmes, séries, desenhos, music video, documentários e os canais locais da sua região.
Quer saber mais sobre como se tornar um provedor de TV com a OléTV?
Então entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar você a se tornar um provedor de sucesso!
Comments