top of page
Buscar
  • douglas578

Conheça 4 vantagens do playout na nuvem

Playout na nuvem - você já pensou na possibilidade de investir nesse formato de tecnologia para gerar resultados melhores para a sua empresa?

Apoiado no cloud computing, o playout na nuvem é uma tendência para o mundo organizacional, auxiliando as empresas de todos os portes e segmentos a terem melhores resultados.


O conceito do termo está relacionado ao armazenamento de dados em um datacenter externo. Ou seja, ao adotar ele, a empresa não tem quaisquer equipamentos relacionados ao armazenamento de dados. Tudo está disponível online e acessível de qualquer lugar.


Aliás, de acordo com um artigo publicado pelo portal CanalTech, nós estamos vivendo um dos momentos mais disruptivos da história. Isso acontece porque, a computação em nuvem possibilita a competitividade de pequenas e médias empresas no mercado e, ao mesmo tempo, incentiva a renovação das grandes.


Diante desse contexto, o playout na nuvem pode ser considerado, não apenas uma inovação, mas uma evolução do modo de fazer televisão. No entanto, ainda surgem muitas dúvidas sobre o que é e quais os benefícios que o playout na nuvem oferece.


Afinal, o que é o playout na nuvem?

Podemos entender que o playout é o software que é responsável por gerenciar tudo que está relacionado ao que será exibido na programação de TV. Nas operações convencionais, ele é um equipamento instalado na emissora e operado localmente.


Então, nestes casos, é preciso preparar todas as playlists de forma cautelosa, confiando a profissionais específicos essa demanda. Além disso, há um para cada local onde a emissora possui operação.


Outra característica é que o playout convencional precisa de manutenção com periodicidade - ou seja, há custos adicionais no processo.

Já o playout na nuvem está hospedado em um datacenter. Ou seja, ele pode ser acessado de qualquer lugar, sem a necessidade de um equipamento físico na emissora.


Com isso, ele é uma alternativa interessante tanto para pequenas quanto grandes empresas. Em ambas, os benefícios principais estão relacionados à redução de custos e economia de espaço físico, especialmente.


Quais são as vantagens do playout na nuvem?



Como podemos observar, o uso de um software na nuvem pode trazer muitos benefícios para as empresas, independente do seu porte. Mas, para entender melhor, separamos os 4 principais abaixo!


Centralização

Com um servidor local e físico, é preciso que os colaboradores responsáveis pela gestão da programação estejam atuando no mesmo espaço físico do equipamento. Já com o playout na nuvem, isso não é preciso.


Se existirem programações simultâneas, basta somente uma operação, pois o mesmo colaborador pode gerenciar as playlists de regiões diferentes e exibir as programações diferentes, de forma completamente personalizada.


Ainda, visando a redução de custos, é possível criar playlists inteligentes que são gerenciadas por meio de TAGS. Então, o colaborador define grupos de interesse, como “infantil”, “filmes”, “esportes”, e o software escolhe de forma aleatória os vídeos dentro destas categorias para exibir.


Economia de espaço físico

O espaço físico que uma operação de TV local precisa para acomodar todos os equipamentos é grande. Com o playout na nuvem, é possível reduzir essa infraestrutura de forma considerável.


Como tudo está online, é possível, por exemplo, criar somente uma central de operações e gerenciar as playlists de maneira centralizada, como citamos no item anterior.

Junto à redução do espaço físico surgem outras vantagens, como a diminuição nos custos de manutenção relacionados à limpeza e segurança. Um datacenter local exige cuidados específicos para não superaquecer e causar incêndios.


Com o servidor em nuvem, o local para a operação passa a estar sob responsabilidade do prestador de serviços e, junto a isso, os cuidados relacionados à limpeza e segurança reduzem.


Redução de custos com manutenção

Além das despesas com o espaço físico, a limpeza e a segurança, são reduzidos os custos relacionados à manutenção dos equipamentos físicos. Com o datacenter externo, é preciso realizar a revisão e troca das peças, avaliar o bom funcionamento e garantir que tudo esteja de acordo.

A realização dessa tarefa com um bom parceiro sempre acarreta um custo para a empresa. Já com o playout na nuvem, todos estes custos passam a ser de total responsabilidade do Datacenter.

Aliado a isso, a manutenção em um servidor na nuvem é feita de maneira muito mais rigorosa e regular. Isso faz com que seja quase impossível surgir um problema decorrente disso.


Software as a Service

Por fim, outra grande vantagem do playout na nuvem é a contratação do serviço como SAAS (Software as a Service). Com esse formato de contrato, a responsabilidade pela manutenção dos servidores remotos e a atualização do sistema é da empresa contratada.


Ou seja, por meio do pagamento periódico, a emissora passa a utilizar o sistema como um serviço terceirizado. Além de poder cobrar pela qualidade, ela passa a se isentar da responsabilidade de realizar a compra de novos equipamentos conforme a tecnologia evolui. O próprio software apresenta atualizações conforme necessário.


Revenda playout na nuvem!

Soluções tecnológicas, como o software na nuvem, serão cruciais nos próximos anos. Elas ajudam a garantir uma prestação de serviços com maior nível de qualidade. Com isso, o negócio pode conquistar melhores resultados sem que exista um comprometimento dos custos ou haja dificuldades para o atendimento das demandas externas.


O uso do sistema de playout, baseado em “cloud”, abre um leque de oportunidade completamente novo para canais de televisão. Ele permite o acesso aos conteúdos de forma descentralizada, favorecendo a troca de dados entre emissoras e afiliadas.


Junto a isso, com o playout na nuvem, há novas oportunidades para que as grandes empresas façam a gestão do conteúdo de forma eficiente em dezenas de formatos.

Para as menores, é criada a chance de começar a operar mesmo sem a aquisição de equipamentos mais caros. Ou seja, para todos os portes de empresas, surge a certeza de que a transmissão de dados poderá ser feita de forma segura, eficiente e com menores custos.


Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto ou queira conversar conosco sobre o produto, entre em contato!

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page