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  • douglas578

Plataformas de VOD e TV: veja 4 benefícios antes de contratar a sua

Atualizado: 15 de dez. de 2022

Os serviços sob demanda são tão inovadores que geram impactos nas vidas das pessoas mesmo que elas não saibam do que se tratam. É nessa lógica que as plataformas de VOD precisam ser entendidas.


Assim, a melhor maneira de mostrar seus benefícios é comparando a realidade de um consumidor de entretenimento de hoje com um de 20 ou 30 anos atrás. Hoje, uma pessoa já consegue assistir o que quer, na hora que deseja.


No passado, porém, havia toda uma expectativa em relação ao consumo de filmes, séries e novelas. Isso porque era necessário acompanhar o horário estabelecido pela TV. Séries estrangeiras, por exemplo, levavam meses até chegar ao Brasil. E muitas vezes só ficavam disponíveis dentro de pacotes caros de TV a cabo.


Essa realidade mudou. E, na prática, o chamado Video on Demand, conhecido como VOD, nada mais é do que uma solução que permitiu às pessoas mudarem seu hábito de consumo no que diz respeito a esse tipo de entretenimento.


O que é VOD


Sempre que alguém entra no YouTube e começa a assistir um vídeo qualquer, essa pessoa está acessando um tipo de VOD. Esse vídeo pode ser visto a qualquer momento, independentemente da grade de programação estabelecida por quem criou o conteúdo. O VOD é um tipo de acesso que se dá via internet, como é mais comum, ou via playlist na TV paga.


Simplificando: VOD é uma plataforma de entrega de vídeo online. Com ela, é possível o usuário decidir qual é o conteúdo que pretende assistir. Mais do que isso, dá para decidir como e quando, independentemente do dispositivo utilizado.


As plataformas de VOD para TV




Plataformas de VOD para TV são soluções que as empresas criam para ocupar esse espaço cada vez mais valorizado no mercado. São serviços que funcionam via streaming e costumam gerar resultados com oferta audiovisual do tipo D2C, ou seja, direct-to-consumer.


Para entender melhor: o próprio YouTube é um exemplo de plataformas de VOD. Ele oferece streaming ao vivo e de vídeo sob demanda de forma gratuita. Assim, o seu uso vai além do entretenimento. Ele serve também para ações de marketing, monetização, entre outras.


Empresas que vendem equipamentos como skates, por exemplo, podem criar canais com esse tema. Assim elas se conectam com seu público, criando uma audiência que antes dependia de programas de TV. Na prática, essa é uma forma das próprias empresas assumirem o controle sobre o espaço onde sua marca será divulgada.


Embora o YouTube não seja a plataforma ideal para negócios, por conta de problemas como a falta de privacidade para os conteúdos e o menor controle sobre os vídeos, ele é um serviço muito popular e gratuito.


Modelos de VOD que as empresas usam


É importante destacar que o YouTube é só um exemplo de plataforma de publicidade. No caso dele, existe um canal onde o conteúdo é liberado, mas é preciso que o usuário assista as interações publicitárias.


Este é apenas um modelo de negócio possível. As empresas podem trabalhar com plataformas de VOD para diferentes fins. Assim, existem:

  • Plataformas de publicidade;

  • Plataformas de assinatura mensal;

  • Compra de conteúdo;

  • Canais de informação interna;

  • Entre outras soluções dessa natureza.

Uma plataforma de assinatura mensal, por exemplo, é um modelo no qual o consumidor paga mensalmente um plano para ter acesso a conteúdo ilimitado e sem publicidade. É o caso da Netflix.


Já o modelo de compra de conteúdo funciona quase como o antigo aluguel das locadoras tradicionais. A diferença é que os conteúdos estão presentes em plataformas digitais. Assim, eventos como shows, jogos, entre outros, estão disponíveis sob demanda em plataformas como a Apple iTunes e a Amazon Prime Video.


Os canais de informação interna, por sua vez, servem para que empresas façam sua comunicação online com maior facilidade e segurança, mesmo com os colaboradores atuando remotamente. Assim, é possível viabilizar reuniões, treinamentos e uma série de outras ações digitais dentro de plataformas específicas.


Benefícios de contar com uma plataforma de VOD


Confira os principais motivos de investir nesse tipo de solução para a sua empresa. Veja também como fazer dela um elemento-chave na busca por melhores resultados no seu negócio.


1. Monetização


Toda empresa pode encontrar caminhos para diversificar suas fontes de renda. Entretanto, são poucas as que conseguem visualizar isso no mercado. Até porque nem sempre existem possibilidades claras.


Em termos de monetização, uma empresa que presta serviços audiovisuais pode cobrar pelo que oferece trabalhando com conteúdos sob demanda, caso isso faça sentido de acordo com a sua estratégia. Essa pode ser a contrapartida para uma oferta mais ampla ou então personalizada de conteúdo.


O problema é que soluções como o YouTube, por exemplo, estabelecem seus critérios próprios para a monetização desses conteúdos. Logo, recorrer a uma plataforma específica de VOD é uma forma de assumir o controle sobre isso e gerar novas fontes de renda para o negócio.


2. Precisão


A realidade é que o VOD pode ser usado como uma ferramenta de publicidade. E esse é um ponto que merece destaque.


Empresas que conseguem compreender o potencial do VOD já sabem que uma plataforma dessa natureza permite atingir as pessoas certas na hora certa e com o conteúdo certo. Logo, isso faz dela um mecanismo muito mais assertivo do que a TV tradicional.


Explorando isso junto à equipe comercial, o VOD pode se tornar uma das principais ferramentas dentro de uma estratégia de marketing e vendas.


3. Otimização do conteúdo


No geral, trabalhar com plataformas de VOD permite que a empresa vá além de simplesmente disponibilizar vídeos sem qualquer critério. Fazendo um estudo detalhado de mercado é possível identificar as principais dores e desejos dos consumidores e entregar a eles um conteúdo que de fato vai prender sua atenção.


Esse costuma ser o primeiro passo para garantir seu espaço no mercado, se distanciando da concorrência. Com plataformas de VOD, os canais podem produzir conteúdos otimizados para atingir seu público-alvo de maneira muito mais precisa.


4. Tecnologia


É importante que a aplicação de plataformas de VOD conte com tecnologia necessária para garantir a máxima qualidade na sua programação. Nesse ponto, softwares são essenciais. Alguns deles como o Encoder e o Middleware+ viabilizam o melhor desenvolvimento das atividades.


E isso só é possível quando o cliente conta com uma plataforma mais avançada, sendo ela a responsável por entregar a esse cliente uma solução pronta, sem que ele precise investir em mais tecnologia além do que ela oferece.


É nesse sentido também que determinadas plataformas se diferenciam no mercado. Alguns delas, como a Olé TV, oferecem recursos para melhores resultados para o seu servidor. A ideia é que o cliente não precise comprar ou alugar outros softwares.


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