top of page
Buscar
  • douglas578

4 plataformas de VOD que se destacam no mercado

Atualizado: 15 de dez. de 2022

Você já ouviu falar no termo plataformas de VOD? Sabe como ele impacta no universo de entretenimento de vídeos atualmente?


Nos últimos anos, a forma com que as pessoas consomem vídeos mudou de forma drástica o que, por consequência, criou uma mudança radical na indústria. Com a popularização da internet, a maneira como esse formato de conteúdo é consumido, distribuído e vendido criou um novo padrão - completamente diferente.


Diante desse contexto, houve um aumento significativo na transmissão pela internet conforme a necessidade de provedores de serviços de vídeo diminuir em razão ao fácil acesso a filmes e séries por meio de plataformas de VOD - video on demand.


O termo está cada vez mais popularizado, especialmente no meio do entretenimento e das provedoras de televisão por assinatura. No entanto, não apenas o video on demand (também chamado de vídeo sob demanda) está cada vez mais popular, mas o streaming também.

Mas você sabe exatamente o que é, como funcionam as plataformas de VOD e outras questões relacionadas ao tema, como o motivo pelas quais plataformas de VOD demandam tanto sucesso?


O que são as plataformas de VOD e como funcionam?

A expressão video on demand, ao traduzirmos do inglês, significa vídeo sob demanda. Então, ao pensarmos na expressão em si, podemos compreender que no vídeo sob demanda é o espectador que tem a possibilidade de realizar a escolha do que quer assistir e quando quer assistir ao simples toque de um botão.


Com isso, as plataformas de VOD estão relacionadas à entrega de vídeo online, proporcionando ao usuário a opção de escolher o conteúdo que deseja ver. Ao compararmos com outros meios de compartilhamento de vídeo, é uma grande vantagem, pois o cliente, ou usuário, tem mais liberdade ao decidir o que visualizar de conteúdo.


Esse formato de transmissão de conteúdos em formato de vídeo está fazendo com que várias plataformas façam um grande sucesso em todo o mundo. Ao utilizar as plataformas de VOD, os clientes têm o poder de solicitar e assistir ao programa desejado no momento querem ou podem.


Aliás, se formos analisarmos os números relacionados às plataformas de VOD, eles só crescem - demonstrando o potencial desse formato de entretenimento. De acordo com a Nielsen, nos Estados Unidos, as plataformas de VOD aumentaram seu uso entre 15 e 20% no ano passado. Aliado a isso, 60% dos lares já utilizam de alguma plataforma com esses serviços.


4 plataformas VOD para streaming de vídeo sob demanda (VOD)



Atualmente, existem inúmeras plataformas de vídeos sob demanda, especialmente no mercado do entretenimento por meio de vídeos. Destacamos entre elas, algumas:


YouTube

O YouTube é uma das plataformas de VOD mais conhecidas - inclusive, mal requer introdução. A plataforma é uma das opções de hospedagem e streaming mais famosas para quem busca streaming ao vivo e streaming de vídeo sob demanda de forma gratuita.

Com mais de 2 milhões de usuários todos os meses, o YouTube é uma das maiores plataformas de streaming e VOD. Ele oferece um grande público para alcançar, e as partes interessadas internas e externas podem usá-lo para marketing, monetização e entretenimento.


Mais do que isso, ele ainda oferece vários recursos para as empresas que desejam usá-lo como uma plataforma VOD. Entre eles estão a criação de bibliotecas de vídeos em um canal e a incorporação desses vídeos em canais sociais ou sites de terceiros.


Microsoft Stream

O Microsoft Stream, plataforma da própria Microsoft, é mais indicado para hospedar conteúdo de vídeo sob demanda para o público interno de uma organização. Um dos seus melhores recursos está relacionado ao Microsoft Teams, que ajuda a incorporar reuniões, tornando mais fácil armazenar reuniões e acessá-las posteriormente.


Além disso, a plataforma é reconhecida pelo Gartner com uma opção para gerenciar grandes dados, pois o armazenamento de dados no data center do Azure possibilita o armazenamento de arquivos maiores Por fim, o Microsoft Stream ainda oferece uma camada adicional de segurança com integração SSO.


OléTV

A Olé TV também conta com uma plataforma incrível para quem deseja consumir TV por internet com segurança, economia e máxima qualidade: é uma plataforma VOID 100% segura. Por meio da OléTV, os provedores têm a oportunidade de oferecer aos clientes um produto com qualidade comprovada.


Com um planejamento de desenvolvimento proprietário com objetivo de redução de custos operacionais e de manter a gestão da solução centralizada, a OléTV obteve a certificação do Google Widevine.


Com isso, ela está habilitada a fornecer a segurança exigida pelos estúdios e a fazer a transmissão em alta resolução conforme as exigências de grandes empresas, como Disney, Fox, HBO, Warner, Paramount e AMC.


VIMEO

O VIMEO oferece uma opção de marca e personalização muito fácil de usar aos seus usuários. Além disso, o vídeo também pode ser categorizado em capítulos e hiperlinks.

Outro diferencial da plataforma é que ela permite que os usuários criem vídeos de interação e engajamento, possibilitando que os criadores de conteúdo carreguem vídeos que, em seguida, entram no pipeline para serem editados ou revisados ​​por um editor.


Por que as plataformas de VOD fazem tanto sucesso?

Há inúmeros dados que explicam os motivos pelas quais as plataformas de VOD fazem parte de um mercado que está em ampla expansão no Brasil.


As características desse negócio fazem com que elas sejam lucrativas e, junto a isso, levam vantagem não só para os canais, mas também para o consumidor.

A plataforma sob demanda permite que o usuário tenha a melhor experiência possível, com autonomia e controle do que deseja assistir. Entre algumas das vantagens que fazem do mercado sob demanda tão atrativo estão:


  • Controle total do usuário: não é preciso aguardar a programação e a grade proposta pelas emissoras;

  • Multiplataforma: usuários assistem aos conteúdos em dispositivos variados, sendo os smartphones e tablets bastante populares nesse mercado;

  • Variedade de conteúdo: as plataformas sob demanda apostam em conteúdos variados, alcançando um mercado muito maior que as programações tradicionais;

  • Preço mais acessível: as plataformas VOD são uma alternativa mais barata à televisão por assinatura do Brasil - que, aliás, é uma das mais caras do mundo;

  • Conteúdos mais atuais: as plataformas de conteúdo sob demanda apostam em conteúdos mais atuais e mais relevantes para o usuário.

Conclusão

Agora que contextualizamos sobre as plataformas de VOD e apresentamos algumas, é seguro dizer que a natureza de todas essas plataformas de conteúdo de vídeo é permitir um onipresente, sob demanda, vários dispositivos e até caminho de acesso multi tela direto para o público.


O mercado está, cada vez mais, caracterizado por uma taxa dinâmica de crescimento de públicos e receitas, além de uma estrutura de segmentação competitiva.

Com isso, é imprescindível que os provedores identifiquem as necessidades e escolham a melhor solução para os seus objetivos de negócio.


Quer saber mais sobre a OléTV? Acesse nosso site!

33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page