Com a pandemia, o mercado de streaming, que já estava nos holofotes no mundo todo, ganhou ainda mais destaque. Sem a possibilidade de ir a cinemas e desfrutar de outras formas de lazer em público, muitas pessoas passaram a buscar formas de consumir conteúdo e se divertir sem a necessidade de sair de casa.
Neste texto, você vai conferir quais são as tendências do streaming para 2022/2023 e o que deve acontecer com o mercado após mais de dois anos de pandemia.
O que é streaming?
O streaming é uma tecnologia que, por meio da internet, possibilita o envio de informações multimídia para computadores e outros dispositivos sem exigir a espera para download do conteúdo. Com o streaming, o usuário pode acessar os arquivos enquanto as informações estão sendo carregadas.
Foi por meio dessa tecnologia que muitas pessoas puderam enfrentar as restrições impostas pela pandemia e desfrutar das milhares de opções de entretenimento disponibilizadas online.
A Olé, por exemplo, possui um sistema de fornecimento de TV por assinatura via streaming: a OléTV. Com ele, é possível ter acesso a mais de 130 canais de TV via internet.
Mercado de streaming em 2022/2023
Dados levantados pela Finder, empresa especializada nesse tipo de mercado, apontam o Brasil como o 2º país que mais consome esse tipo de conteúdo no mundo.
Enquanto o mundo tem uma média de 55%, o Brasil conta com 64,58% da população assinando pelo menos um serviço do tipo. O País fica atrás somente da Nova Zelândia, que contabiliza 65,26%.
Diante da pandemia, o mercado de streaming foi muito relevante para a economia. E, hoje, o cenário segue sendo positivo: devido às diversas vantagens, cada vez mais pessoas estão adquirindo esse tipo de serviço.
Entre as principais vantagens está o preço oferecido pelos serviços digitais, que fica abaixo das provedoras de televisão tradicionais.
Com um pacote de canais tradicional, o preço pode chegar a R$ 300. Na OléTV, por exemplo, os melhores canais de TV e streaming podem ser adquiridos por a partir de R$ 24,90 mensais. Devido ao menor custo, grande parte da população pode aderir aos pacotes.
A comodidade de não precisar sair de casa para consumir entretenimento é outra vantagem. Por fim, a extensa lista de opções de conteúdos é outro atrativo. Nunca antes foi possível ter acesso a uma biblioteca tão grande de filmes, séries, áudios, etc.
Tendência 1: podcasts
Falando em áudio, uma das grandes tendências para os próximos anos são os conteúdos em áudio, que já vêm atingindo o mainstream. Além das músicas, os streamings de áudio deram vida aos podcasts.
A tendência é que as pessoas consumam cada vez mais conteúdo nesse formato, e que empresas e produtores de conteúdo utilizem esse formato integrando novas formas de apresentar produtos, serviços e entretenimento.
Tendência 2: eventos online
Os eventos online ganharam força na pandemia, e em 2022 e 2023 eles devem continuar em alta. Antes, esse formato era visto com receio por organizadores de eventos. Hoje, tem sido uma solução viável e assertiva para conectar públicos, reduzir custos operacionais e potencializar o alcance a pessoas de todos os lugares do mundo.
Tendência 3: webinars
Aprender coisas novas sem precisar sair de casa ganhou força na pandemia e veio para ficar. Com isso, o número de webinars e treinamentos online deve continuar crescendo, com um retorno rentável para quem investe nesse tipo de formato.
Tendência 4: vídeos curtos
Redes sociais como o Tiktok e o Instagram Reels transformaram o mercado e popularizaram o formato de vídeos curtos. Esse tipo de vídeo invadiu, inclusive, a programação de TVs e da música, tendo grande influência sobre o que faz sucesso ou não no entretenimento em geral.
O que achou das informações que trouxemos? Por qual dessas tendências você mais se interessa? Não deixe de conhecer o serviço de TV por streaming oferecido pela OléTV e desfrute de dezenas de canais por um valor que cabe no seu bolso!
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